Badesul conquista o Selo de Integridade da 1ª Fase da Campanha do Comitê de Integridade Pública
Publicação:
O Badesul Desenvolvimento, agência de fomento vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) conquistou, na primeira fase, o Selo de Integridade 2024, lançado pelo Comitê de Integridade Pública (CIP) do Rio Grande do Sul. A distinção reconhece os órgãos e entidades da administração pública estadual comprometidos com a promoção de práticas éticas, transparentes e eficazes na gestão pública.
Ao todo, 29 instituições gaúchas receberam o Selo Integridade nesta etapa. Para recebê-lo, é necessário o cumprimento integral de cinco critérios: levantamento da quantidade de agentes públicos; participação na pesquisa sobre integridade; revisão do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC); compartilhamento do PNPC dentro do órgão ou entidade; e elaboração de relatório e Plano de Ação do PNPC.
“É um reconhecimento importante e que mostra como os órgãos do governo do Estado entregam um trabalho qualificado para a sociedade”, disse o titular da Sedec, Ernani Polo.
“A integridade em uma instituição financeira como o Badesul, que é uma agência de fomento, promove a confiabilidade por parte dos clientes e da sociedade, trazendo solidez à organização e reconhecimento quanto a importância de suas operações”, ressaltou o presidente do Badesul, Claudio Gastal. “Cumprindo todos os requisitos necessários, mantemos um ambiente seguro e saudável que mitiga os ricos de fraude, corrupção, lavagem de dinheiro e outros ilícitos”, acrescentou.
O Selo Integridade 2024 conta, ainda, com a fase 2, que agracia com outro selo. Ela consiste no engajamento dos servidores na 2ª Pesquisa sobre Integridade e na entrega do Plano de Integridade aprovado pela alta administração até o dia 30 junho de 2025.