Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Econômico

Início do conteúdo

Badesul formaliza adesão à Coalizão RS com assinatura de termo de cooperação

Publicação:

Diversas pessoas em um palco, uma delas está assinando um documento
- Foto: Bruno Kegler - Ascom Badesul
Por Ascom Badesul e Sedec

O Badesul, agência de fomento vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), passa a integrar oficialmente a Coalizão RS, iniciativa que reúne sociedade civil, setor privado, universidades e Governo do Estado com o objetivo de apoiar a reconstrução e a adaptação climática do Rio Grande do Sul. O termo de cooperação foi assinado na manhã desta quarta-feira (1º/10), no Instituto Caldeira, durante a programação da 4ª edição da Semana Caldeira, realizada de 29 de setembro a 3 de outubro.

A formalização da Coalizão RS contou com a adesão da Prefeitura de Porto Alegre, Regenera RS, Instituto Caldeira, Transforma RS – Hub Corporativo, Badesul, BRDE, Invest RS e Aliança para Inovação de Porto Alegre (UFRGS, PUCRS, UFCSPA e Unisinos). Entre as ações previstas, está a criação de um escritório de apoio técnico e logístico para análise e qualificação de projetos que buscam recursos de fundos destinados à reconstrução do Estado, com prioridade para o Vale do Taquari e a região metropolitana de Porto Alegre.

O Governo do Estado vem promovendo estratégias relacionadas à adaptação climática como nunca foi feito antes. Isso é reflexo não somente de uma necessidade em razão das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024, mas também de uma política de Estado voltada à sustentabilidade, questão essencial para um posicionamento no contexto competitivo global.

O Badesul foi representado pelo diretor financeiro Robson Ferreira, que assinou o termo junto de Ronald Krummenauer - Transforma RS; Beatriz Johannpeter - Regenera RS; Pedro Valério - Instituto Caldeira; Jorge Audy - Aliança para inovação de Porto Alegre; Pedro Capeluppi - Secretário da Reconstrução Gaúcha; Leonardo Busatto - BRDE; Eduardo Lorea - Invest RS; e Tarso Oliveira - Coalizão RS.

“A adesão à Coalizão RS reafirma o alinhamento do Badesul com o Plano Rio Grande e o compromisso do Badesul como agente estratégico para o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul”, afirmou Ferreira. Já o diretor do Instituto Caldeira, Pedro Valério, destacou a importância da iniciativa: “O propósito da Coalizão RS é criar um ambiente de diálogo entre diferentes atores, públicos e privados, para trabalharmos juntos pela reconstrução do estado após as enchentes de 2024”, sintetizou.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico