Embaixador brasileiro no Japão vai auxiliar nas relações com o Rio Grande do Sul
Publicação:

O governador José Ivo Sartori reuniu-se com o embaixador do Brasil no Japão, André Aranha Corrêa do Lago, na manhã desta terça-feira (6), em Tóquio, noite de segunda-feira (5) no horário de Brasília. Além de fortalecer as relações diplomáticas, o governador reforçou que o Estado gaúcho está em busca de novos investimentos e que, para incentivá-los, lançou recentemente o programa InvestRS, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).
Sartori explicou que o poder público tem trabalhado para reduzir burocracias, fortalecer parcerias existentes e abrir portas para novos negócios. "Temos posição estratégica na América do Sul, um capital humano qualificado e um irmanamento com a província japonesa de Shiga, que já permitiu intercâmbios importantes", lembrou o governador.
O embaixador salientou que o Japão é um país receptivo, com boas relações com o Brasil e colocou-se à disposição para auxiliar nas relações entre o país e o Rio Grande do Sul. "Eu vejo um potencial muito importante no estado gaúcho, minha mãe nasceu em Itaqui, então tenho uma relação afetiva com o Rio Grande do Sul. A presença do governador no Japão é fundamental para fortalecer esse relacionamento e abrir portas", falou.
André Aranha Corrêa do Lago é neto de Oswaldo Aranha, político e diplomata gaúcho. Também é crítico de arquitetura e membro do Comitê de Arquitetura e Design do Museu Municipal Oficial Modern Art, em Nova Iorque.
Texto: Gabriela Alcantara, de Tóquio