Empresas gaúchas despertam interesse de estrangeiras na Rio Oil & Gas
Publicação:
A Rio Oil & Gas encerrou ontem (18.09) com boas perspectivas de negócios internacionais para as 15 empresas gaúchas que participaram do coletivo do Rio Grande do Sul, com apoio do Estado e participação da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI). Os contratos fechados totalizaram R$ 1,380 milhão, sendo 6,9 mil produtos comercializados, números que devem aumentar, já que a maior parte das negociações se concretiza após o encerramento da feira. Foram 857 contatos com compradores, seis com distribuidores e representantes e 69 negócios iniciados no Brasil e países como Angola, França, Noruega, Israel, Portugal, Suíça, Argentina, China, Uruguai e Itália.
Entre as empresas que despertaram o interesse de estrangeiros está a SuperSorb BR, de Osório, que iniciou tratativas com uma israelense que fabrica filtros para separar sal da água. Por utilizarem ouro durante a purificação, precisam retirar o sulfeto decorrente do processo. “Eles ficaram entusiasmados em importar nosso produto”, conta o diretor José de Alencastro, explicando que a marca deve fornecer um produto à base de biomassa de aguapé, que atua como um absorvente orgânico sobre o sulfeto. Além dos israelenses, uruguaios e até a Marinha Brasileira buscaram informações sobre o portfólio da empresa estreante na Rio Oil & Gas. “Na feira, tivemos a oportunidade de demonstrar o processo, o que tem sido bem interessante e deve nos render bons negócios”, afirma Alencastro.
Em sua terceira participação, a TechnoTag, instalada no Tecnopuc, em Porto Alegre, comemora a grande movimentação de potenciais clientes no estande. Segundo a responsável pelo marketing, Márcia Lemes, a feira abriu a possibilidades de estreia no mercado internacional para a empresa gaúcha, fornecedora de softwares com tecnologia RFID que automatizam a coleta e facilitam a gestão de dados. Entre outras negociações, a TechnoTag iniciou tratativas com a francesa Barry Rogliano Salles (BRS), que atua no gerenciamento de cargas.
Já a Aurora Imagem, do Tecnopuc de Viamão, recebeu representantes da Angola e Argentina. Especializada em imagens aéreas de baixa altitude, utilizando equipamentos radiocontrolados, ela fotografa e capta vídeos com precisão. De acordo com o empresário Marcelo Vaccari, “há poucas empresas com o mesmo perfil e o segmento de petróleo e gás oferece boas perspectivas”. A empresa já é fornecedora da Petrobras, que utiliza o serviço de captação de imagens nas plataformas de petróleo. Essa é a segunda participação da Aurora na feira e, apesar da movimentação menor de visitantes percebida por Vaccari, ele observa que os contatos foram promissores.
Sobre a Rio Oil & Gás 2014
A Rio Oil & Gás é um dos maiores eventos internacionais sobre petróleo e gás. Realizada pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), a feira acontece a cada dois anos, no Rio de Janeiro. Neste ano, ocorreu entre os dias 15 e 18 de setembro, no Centro de Convenções do Riocentro.