Estado envia gabinete itinerante para mensurar perdas das empresas no Vale do Taquari
A ação começou nesta segunda-feira (18/9) e vai até sexta-feira (22/9)
Publicação:
Um gabinete itinerante da Secretaria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RS (Sedec) vai passar por sete municípios do Vale do Taquari para mensurar as perdas e coletar os dados das empresas localizadas nas áreas atingidas pelo ciclone extratropical. A ação começou nesta segunda-feira (18/9) e vai até sexta-feira (22/9). O ponto de partida do primeiro dia foi em Muçum, sendo acompanhado pelo diretor-geral Leandro Evaldt e pelo diretor-geral adjunto Roger Pozzi. Ambos estão na organização da iniciativa e irão participar in loco todos os dias. O trabalho conta com a parceria da Junta Comercial do RS, entidade vinculada à Sedec, que vai operar da recuperação de documentos.
No primeiro dia, foram atendidas 170 empresas. O processo começa pelo preenchimento de um formulário com questões específicas para auxiliar no direcionamento da situação da empresa e também para categorização de perfil para ter acesso às linhas de crédito de bancos, como Badesul e BRDE, ambos vinculados à secretaria, e também do Banrisul. “Nossa expectativa é atender cerca de 800 empresas. Está sendo muito importante estar aqui, ajudando os empreendedores locais”, disse Evaldt. “A partir do cruzamento desses dados, vamos ter uma visão mais clara da situação para apoiar melhor esses empresários”, completou Pozzi.
A presidente da Junta Comercial do RS, Lauren Momback, afirmou que a entidade não medirá esforços para amparar os empresários, e consequentemente dos municípios, afetados pelas enchentes. “O nosso objetivo é que os empreendedores possam retomar os seus negócios o mais breve possível. Estamos trabalhando para que essas pessoas tenham condições para trabalhar novamente, gerando renda, mantendo empregos e voltando a ter uma vida digna”, salientou.
A agenda do gabinete itinerante da Sedec já está definida. Na terça-feira (19/9), haverá o reforço de integrantes da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Profissional. A equipe estará em Muçum, Colinas e Cruzeiro do Sul. Na quarta-feira (20/9), feriado estadual da Revolução Farroupilha, as atividades serão o dia inteiro em Roca Sales. Na quinta-feira (21/9), o grupo estará em Encantado e Arroio do Meio, e na sexta-feira (22/9), em Lajeado.
Com o fim desta etapa, inicia a análise dos formulários em conjunto com os bancos. O objetivo é encontrar soluções financeiras para cada empresa. “O Estado está fazendo a sua parte e tomando a frente na consolidação desse diagnóstico, que será feito rapidamente. De posse dos resultados, vamos fazer a mediação com os bancos para ver de que forma podemos atender às empresas. É um processo trabalhoso, mas estamos, como poder público, fazendo todas as tentativas viáveis para contemplar as empresas”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo.
Desde 11 de setembro, o governo instalou um gabinete permanente em Encantado. Coordenado pelo vice-governador Gabriel Souza, o objetivo é apoiar, mapear e organizar as informações que serão usadas para planos de ação em auxílios aos municípios atingidos.
Mais notícias
- Reuniões com cada representante serão marcadas futuramente para discutir temas específicos
- O valor está sendo aplicado em obras de pavimentação e na revitalização e construção de áreas de esporte e lazer
- Assinatura de memorando Cazaquistão
- Foram anunciados investimentos de R$ 584 milhões em 19 empreendimentos no Rio Grande do Sul