Fábio Branco recebe delegação de Shiga
Publicação:

Retomar o intercâmbio de técnicos entre o Rio Grande do Sul e a província de Shiga, Japão, é uma das medidas preconizadas pelo secretário Fábio Branco, do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, ao receber na SDECT delegação governamental liderada por Yasushi Bamba, do governo provincial de Shiga, juntamente com o Cônsul-Geral do Japão, em Porto Alegre, Takasi Kondo e Teruyuki Ueyama, da área de intercâmbio e turismo daquela província. Para o titular da SDECT, a reativação do acordo de fraternidade é importante e contribuirá para o fortalecimento dos entendimentos entre Shiga e o Rio Grande do Sul. Branco destacou que os temas estratégicos de interesse do estado são os relacionados com saúde, cadeias e sistemas agroindustriais e alimentares, aeroespacial e defesa, tecnologias sociais, energia, saneamento, transportes, logística e mobilidade urbana.
A possibilidade do governador José Ivo Sartori, estar em Shiga, na primeira semana de junho de 2017, passa a ser uma agenda tentativa, uma vez que o chefe do Executivo estará presente ao seminário que será promovido no âmbito do Acordo de Cooperação para a atração de Investimentos celebrado em 31 de agosto de 2015, pelo governo Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia - SDECT com o Banco de Tokyo - Mitsubishi UFJ Brasil S/A, por ocasião da realização, na capital gaúcha, da XVIII Reunião Conjunta do Comitê de Cooperação Econômica Brasil-Japão. Esse Acordo tem por objetivo estabelecer ações conjuntas, numa cooperação recíproca, em iniciativas de atração de investimentos e a divulgação das atividades, tanto da SDECT como do Banco de Tokyo-Mitsubishi.
Utilizando dados do programa InvestRS e sobre o projeto-piloto de educação Coempreendedor@ foram destacados pontos para possíveis parcerias no contexto de províncias-irmãs. Para Yasushi Bamba, a retomada do intercâmbio é fundamental para assinalar em 2020 os 40 anos desde a assinatura do Acordo de Irmanamento .Recomendou que o a troca de técnicos privilegie os jovens e que no contexto da cooperação econômica bilateral tenha a participação da JICA – Agência de Cooperação Internacional do Japão. Quanto a educação elementar para o empreendedorismo, manifestou a disposição de levar a solicitação e verificar possíveis áreas para intercâmbio. O diretor do Departamento de Relações Internacionais e Institucionais, Luciano Ferreira Porto e técnicos da SDECT participaram das conversações.
Acordo de Fraternidade
Em 5 de maio de 1980, foi assinado o Convênio de Fraternidade, que declara “Estados- Irmãos” o Estado do Rio Grande do Sul e a Província de Shiga- Japão. O acordo, em vigor, tem como objetivo fortalecer os laços de amizade existentes entre o estado gaúcho e a província japonesa. Ainda prevê a manutenção do intercâmbio e a cooperação nos seguintes setores: meio ambiente, biotecnologia, tecnologia industrial, saúde, agricultura, educação, informática, piscicultura, telemetria, química, saneamento, qualidade, policiamento, combate a incêndios, cultura, ecoturismo e esportes.
Mais notícias
- Imagem de cinco pessoas sentadas, palestrando: uma mulher e quatro homens.
- Foto de pessoas de pé, em frente a um prédio cinza.
- Imagem de um grupo de pessoas de pé, olhando para a câmera. Eles estão em um terreno com grama seca no chão e árvores ao fundo.
- Uma mulher fala ao microfone em cima de um palco sendo observado por um homem sentado ao fundo do palco