Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Econômico

Início do conteúdo

Fórum dos Secretários Municipais de Desenvolvimento Econômico do RS ocorrerá em Porto Alegre

Evento contará com painéis voltados a políticas públicas para atração de investimentos para o Estado

Publicação:

   Apresentação XVI FÓRUM DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO RS page 0001 (1)
Apresentação XVI FÓRUM DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO RS page 0001 (1)
Por Taís Teixeira

Levar inovação para os municípios e alinhar à lógica de trabalho do Estado. Este é o objetivo principal do XVI Fórum Estadual dos Secretários do Desenvolvimento Econômico do RS (Sedec-RS), que vai reunir os secretários municipais da pasta no dia 28 de março, um dia antes do começo oficial do South Summit Brazil. O governador Eduardo Leite vai fazer a abertura do evento com a palestra “O RS e a Inovação”, participação que é uma novidade integrada à agenda composta por cerca de cinco atividades que irão ocorrer durante a tarde, no auditório do Ministério Público do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. O número de gestores inscritos é de cerca de 220, quase 50% do total de 497 municípios gaúchos, o mais alto número de participantes nos 16 anos de evento.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do RS, Ernani Polo, explica que a ideia de marcar o evento próximo à edição do South Summit Brazil é justamente para proporcionar a integração do grupo em um espaço que "respira" inovação e tecnologia. "É uma oportunidade para conectar todos os gestores municipais nessa esfera de empreendedorismo, de negócios, de dinâmicas que são positivas para o desenvolvimento econômico de todas as regiões", avalia. Polo também será palestrante no painel destinado a “Programas de Incentivos do RS”. Outro aspecto importante que será abordado é a necessidade de atuar na desburocratização e modernização de leis para facilitar o acesso dos empreendedores gaúchos aos incentivos estaduais.

O presidente do Fórum e secretário de Desenvolvimento Econômico e Ambiental de Panambi, Rafael Jacques de Oliveira, destacou que o evento gaúcho é o mais ativo nacionalmente e que é uma das ferramentas de desenvolvimento mais impactantes no Rio Grande do Sul. “Neste ano, o fórum terá a presença do governador Eduardo Leite, o que mostra a importância do evento, que é reconhecido desde 2021 como órgão de apoio à Sedec. Essa edição veio para o South Summit Brazil com valorização dos secretários de desenvolvimento que, por meio do Estado, terão acesso à programação, uma importante medida, principalmente para os pequenos municípios que podem ter mais dificuldade de acesso. Consideramos esse passo como um incentivo de pensar de forma inovadora e disruptiva”, comenta Jacques.

No cronograma de palestras, o foco é a inovação e a tecnologia como instrumento de governo. A programação também inclui debates sobre os programas de incentivo do Rio Grande do Sul, criação de Centros de Inovação pelo RS e transformação da mobilidade urbana. O evento é promovido pelo Fórum dos Secretários Municipais de Desenvolvimento Econômico do RS com o apoio da Sedec-RS, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Badesul, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do RS (Sebrae-RS), da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e do MPRS.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico