Fórum dos Secretários Municipais de Desenvolvimento Econômico do RS ocorrerá em Porto Alegre
Evento contará com painéis voltados a políticas públicas para atração de investimentos para o Estado
Publicação:

Levar inovação para os municípios e alinhar à lógica de trabalho do Estado. Este é o objetivo principal do XVI Fórum Estadual dos Secretários do Desenvolvimento Econômico do RS (Sedec-RS), que vai reunir os secretários municipais da pasta no dia 28 de março, um dia antes do começo oficial do South Summit Brazil. O governador Eduardo Leite vai fazer a abertura do evento com a palestra “O RS e a Inovação”, participação que é uma novidade integrada à agenda composta por cerca de cinco atividades que irão ocorrer durante a tarde, no auditório do Ministério Público do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. O número de gestores inscritos é de cerca de 220, quase 50% do total de 497 municípios gaúchos, o mais alto número de participantes nos 16 anos de evento.
O secretário de Desenvolvimento Econômico do RS, Ernani Polo, explica que a ideia de marcar o evento próximo à edição do South Summit Brazil é justamente para proporcionar a integração do grupo em um espaço que "respira" inovação e tecnologia. "É uma oportunidade para conectar todos os gestores municipais nessa esfera de empreendedorismo, de negócios, de dinâmicas que são positivas para o desenvolvimento econômico de todas as regiões", avalia. Polo também será palestrante no painel destinado a “Programas de Incentivos do RS”. Outro aspecto importante que será abordado é a necessidade de atuar na desburocratização e modernização de leis para facilitar o acesso dos empreendedores gaúchos aos incentivos estaduais.
O presidente do Fórum e secretário de Desenvolvimento Econômico e Ambiental de Panambi, Rafael Jacques de Oliveira, destacou que o evento gaúcho é o mais ativo nacionalmente e que é uma das ferramentas de desenvolvimento mais impactantes no Rio Grande do Sul. “Neste ano, o fórum terá a presença do governador Eduardo Leite, o que mostra a importância do evento, que é reconhecido desde 2021 como órgão de apoio à Sedec. Essa edição veio para o South Summit Brazil com valorização dos secretários de desenvolvimento que, por meio do Estado, terão acesso à programação, uma importante medida, principalmente para os pequenos municípios que podem ter mais dificuldade de acesso. Consideramos esse passo como um incentivo de pensar de forma inovadora e disruptiva”, comenta Jacques.
No cronograma de palestras, o foco é a inovação e a tecnologia como instrumento de governo. A programação também inclui debates sobre os programas de incentivo do Rio Grande do Sul, criação de Centros de Inovação pelo RS e transformação da mobilidade urbana. O evento é promovido pelo Fórum dos Secretários Municipais de Desenvolvimento Econômico do RS com o apoio da Sedec-RS, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Badesul, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do RS (Sebrae-RS), da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e do MPRS.