Foton confirma ampliação da fábrica de caminhões em Guaíba
Publicação:

O governador Tarso Genro recebeu o presidente internacional da Foton, Wang Xiangyin, no Palácio Piratini, na tarde desta terça-feira (25). O executivo chinês veio ao Rio Grande do Sul para conhecer a área de Guaíba onde será instalada a primeira montadora da marca na América Latina e aproveitou a ocasião para retribuir a visita feita pelo governador à sede da empresa, na China, em 2013. Durante o encontro, foram tratadas questões relativas ao projeto inicial, a ampliação para caminhões de 80 toneladas e a vontade de estender a proposta para o mercado de vans e SUVs.
De acordo com o presidente da Foton Aumark do Brasil, Luiz Carlos Mendonça de Barros, a delegação da Foton costuma vir ao Estado periodicamente para acompanhar as obras. "No entanto, dessa vez eles também vieram com o objetivo de estender o acordo que temos com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul para os caminhões pesados, dentro de dois anos. É um projeto um pouco à frente, porque primeiro é necessário terminar a fábrica para os caminhões leves”, esclareceu Mendonça de Barros.
Na conversa com o governador, a delegação também manifestou o interesse de ampliar a produção para o mercado de vans e SUVs. “A Foton é uma empresa com uma linha muito grande de produtos. Temos agora confirmada a fabricação de pesados e depois vamos conversar também sobre o mercado de vans e SUVs”, complementou o executivo.
O secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik, ressaltou a importância do projeto para a economia do Rio Grande do Sul. "Como gaúchos, queremos que o Estado cada vez mais se desenvolva. Essa empresa que foi atraída no nosso governo, agora anuncia que vai se expandir. Esse dado é importante também para sinalizar a outras empresas da China que aqui existe algo de bom”, disse.
No momento, está sendo feito o estaqueamento do prédio industrial, em Guaíba, o primeiro a ser concluído. A meta é começar a produzir no primeiro trimestre de 2016. A estreia será com um caminhão de 10 toneladas, 72% nacionalizado.
O presidente internacional da Foton, Wang Xiangyin, agradeceu ao governador Tarso Genro pelo apoio: “Tenho certeza que a fábrica será um sucesso”.
Foton Aumark em Guaíba
No projeto original da Foton Aumark em Guaíba, os investimentos são de R$ 250 milhões para a fabricação de veículos leves e médios, com capacidade para 3,5 toneladas, 6,5 toneladas, 8,5 toneladas e 10 toneladas.
A produção dos caminhões médios e semipesados será de 21 mil unidades/ano, voltadas ao mercado brasileiro e à exportação para a América do Sul e África. Outros R$ 70 milhões serão aplicados em logística, distribuição de peças e rede de concessionárias.
Sobre o complexo
A obra iniciada em abril de 2014 prevê a ocupação de 200 mil metros quadrados de área construída em um terreno de 1,5 milhão de metros quadrados, com a geração de 150 empregos diretos e 900 indiretos na primeira fase de operação. Além da fábrica, será implantado um Centro de Distribuição.
Sobre a Foton Caminhões
A Foton Caminhões é responsável pela importação e distribuição dos caminhões da marca Foton no País. Responde também pelo fornecimento das autopeças e por todos os serviços pós-venda. Na China, a Foton Motor Group, fundada em 1996, no distrito de Changping, Pequim, conta com mais de 100 mil funcionários e possui joint ventures firmadas com companhias importantes, como Cummins e a Daimler, sendo apontada como a maior e uma das mais valiosas companhias chinesas.