Governador recebe dados do desenvolvimento econômico

Secretário Joel Maraschin apresentou resultados da pasta em 2022

WhatsApp Image 2022 12 29 at 17 03 27
Secretário Joel Maraschin entrega dados do desenvolvimento econômico ao Governador Ranolfo Vieira Júnior - Foto: Fotos: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini

O governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, recebeu relatório de ações e resultados do desenvolvimento econômico em 2022. Em encontro na sala de governadoria, no Palácio Piratini, na tarde desta quinta-feira, 29, o secretário Joel Maraschin apresentou os dados da pasta e avaliou os avanços do setor ao longo do ano.

Maraschin destacou entre os principais objetivos da gestão o de promover uma mudança na cultura dos municípios, principalmente, aqueles que ainda não estavam integrados com as recentes mudanças nos programas de promoção do desenvolvimento, como Fundopem e Proedi. Em dezembro, a pasta promoveu o primeiro curso de formação de agentes de desenvolvimento, buscando qualificar prestadores de serviço para a elaboração de projetos de investimentos. Outras duas turmas já estão confirmadas para o primeiro trimestre de 2023.

“Acredito que o grande legado é ter o Rio Grande do Sul como o Estado que voltou a crescer. Fechamos este ano com 1,7 bilhão em investimentos aprovados pelo Fundopem, projetos que vão gerar mais de três mil empregos diretos”, avaliou. De acordo com Maraschin, o resultado é fruto do esforço do governo gaúcho pela desburocratização e simplificação dos processos internos para análise dos projetos de investimento. A desburocratização também viabilizou modernização da Junta Comercial, vinculada a pasta do desenvolvimento, que implementou a plataforma Tudo Fácil Empresas em 21 municípios gaúchos. A ferramenta permite a abertura de empresas em até 10 minutos, em uma única plataforma.

Outro destaque, o Avançar no Desenvolvimento Econômico, o programa Juro Zero, causou impacto em todo o Rio Grande do Sul. Com investimento de R$ 100 milhões do governo do Estado para subsidiar juros de empréstimos concedidos a microempreendedores individuais (MEIs), microempresas (MEs) e empresas de pequeno porte (EPPs), o programa injetou R$ 382,3 milhões na economia gaúcha. Foram 15.709 contratos firmados com empresas com sede em 95% dos municípios gaúchos, que garantiram a continuidade da atividade produtiva e a manutenção de empregos.

Acesse aqui a íntegra do relatório apresentado ao governador.