Posse dos Secretários
Publicação:

Os secretários Maurício Dziedricki e Mauro Knijnik ao assumirem nesta segunda-feira, 3 de janeiro de 2011, em ato efetivada no "Sala Antônio Carlos Berta", as futuras Secretarias da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresae e do Desenvolvimento e Promoção do Investimento , foram unânimes em ressaltar, em suas manifestações iniciais, a pujança da economia gaúcha e o programa de promoção do desenvolvimento econômico e social que será uma das metas do governo Tarso Genro.
Maurício Dziedricki destacou a união entre as duas secretarias assinalando que a antiga SEDAI divide-se em duas irmãs, mas que continuarão atuando juntas. Disse que a economia solidária é uma nova vertente e representa um novo vetor na economia mundial e que, portanto, o governo assume responsabilidade com os que mais precisam. Assinalou, também, que é imperativo construir um novo tempo. Dziedricki citou o criador do Grameen Bank, Muhammad Yunus, como um orientador para uma efetiva política de economia solidária.
Mauro Knijnik assinalou em seu pronunciamento que "por determinação do governador Tarso Genro, a nova secretaria será a coordenadora da área do desenvolvimento. A transversalidade será um diferencial do novo governo e desta secretaria. A constante interlocução entre todos deverá ser perseguida incansavelmente, a fim de que se atinjam as diretrizes e metas da política de desenvolvimento."
O secretário enfatizou, ainda, que o objetivo macro que será perseguido pela área do desenvolvimento estará focado nos seguintes temas estratégicos: as industrias em que o Brasil e o Rio Grande do Sul têm competitividade nacional e internacional; as industrias que estejam ligadas à produção sustentável sob a ótica ambiental; as áreas industriais em que o Rio Grande do Sul é grande importador de energia; as industrias em que a balança de comércio e serviços brasileira é negativa; o setor agroindustrial; os principais arranjos produtivos locais existentes no estado e as áreas ligadas à infraestrutura.
Lembrou também que, quando foi presidente da Federasul criou o Fórum da Ética Empresarial e que lutar por ela é uma questão de sobrevivência. Ao assumir a função na "Sala Antonio Carlos Berta" manifestou sua emoção ao visualizar a galeria de fotos de ex-secretários, "muitos dos quais diletos amigos" revelou Knijnik. E citando Jose Ingenieros ensinou "é preciso adquirir a juventude e que sem ideal não é possível adquiri-lá".
Com a extinção da Secretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, o ex-titular Josué de Souza Barbosa, transferiu o acervo e os programas que vinham sendo executados pela SEDAI para as novas pastas. Agradeceu a oportunidade que teve em atuar com diferentes secretários de Estado e a colaboração dos funcionários. E finalizou desejando um 2011 repleto de realizações para os secretários que assumiram as duas pastas.