Reunião com Embaixador do Brasil, em Paris
Publicação:

Estreitar as relações institucionais e econômicas com a França foi o tema da conversa entre o governador José Ivo Sartori e o embaixador brasileiro naquele país, Paulo César de Oliveira Campos, na manhã desta quinta-feira (20). Acompanhado pelo presidente da Fiergs, Heitor Müller, Sartori reforçou que o Rio Grande do Sul está à disposição para ampliar o relacionamento com a França, seja em negócios, ciência e tecnologia, além de identificar outras áreas que sejam de interesse mútuo.
Sartori apresentou o potencial gaúcho e citou a existência de 15 universidades comunitárias no estado, além de 20 parques tecnológicos. "Agradeço a acolhida do embaixador, que tem conhecimento da realidade do Rio Grande do Sul e sabe do nosso trabalho contínuo para o enfrentamento dos problemas estruturais. Temos adotado medidas de desburocratização e queremos estreitar a relação com o país francês. Há potencial para isso e precisamos trabalhar essas oportunidades", destacou o governador.
Para o embaixador, uma missão internacional permite ver o Brasil por meio de outra perspectiva. "Quando nos relacionamos com empresários estrangeiros, percebemos a grandeza da nossa capacidade de trabalho. O Rio Grande do Sul precisa se internacionalizar, assim como o Brasil", salientou. Campos também informou a intenção de ampliar as atividades do Encontro Brasil França para outros estados, já que tradicionalmente o evento ocorre no eixo Rio-São Paulo.
A reunião foi acompanhada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, pelo secretário-geral de Governo, Carlos Búrigo, pela presidente do Badesul, Susana Kakuta, e empresários gaúchos dos ramos farmacêutico, metalmecânico e de construção civil.
Texto: Gabriela Alcantara, de Paris, França