Rio Pardo passa a contar com o serviço Tudo Fácil Empresas, que permite abrir empresas em até 10 minutos
A plataforma digital reúne todos os serviços para abertura de empresas com um único acess
Publicação:

O município de Rio Pardo, localizado na região do Vale do Rio Pardo, inaugurou nesta segunda-feira (12/12), o Tudo Fácil Empresas (TFE). A plataforma disponibilizada pelo Governo do Estado possibilita a abertura de empresas de baixo risco ambiental em menos de 10 minutos, de forma totalmente gratuita e automatizada, com apenas um único acesso.
A solenidade de lançamento do serviço foi realizada no Centro Regional de Cultura da cidade, com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Joel Maraschin, Subsecretário de Administração da secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, Rômulo Campos, além da presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do RS, Lauren Momback.
Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo no Estado a partir da desburocratização de processos, o Tudo Fácil Empresas foi desenvolvido no âmbito do Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo (Cede), cuja presidência é exercida pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG).
Considerando a importância da retomada econômica no Rio Grande do Sul, Maraschin comentou sobre a importância dos municípios em aderirem o serviço e também falou sobre os programas de fomento à economia do Estado. “Vamos fechar este ano com mais de R$ 1,7 bilhão de investimentos por meio do Fundopem, e um número recorde de empregos gerados no Estado. Considero esse evento promovido pela Jucis muito importante para os municípios, e que o nosso Estado possa crescer cada vez mais com essas ações”, destacou Maraschin.
A presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do RS (JucisRS), Lauren Momback, relatou a sua felicidade e o empenho de todos para fazer com que a plataforma cresça cada vez mais. “Estamos chegando a marca de quase 20 municípios contemplados com a ferramenta, isso nos deixa muito felizes em saber que os cidadãos e os demais prefeitos confiam no nosso trabalho. Recebemos solicitação de lançamento diariamente e com certeza essa ação que fizemos hoje irá beneficiar não só o município de Rio Pardo, mas toda a região também”, afirmou Momback.
Os requisitos para que novas cidades possam aderir ao programa são a integração com a JucisRS, a análise de viabilidade de endereço automática, formalização das tabelas de Classificação de Risco das atividades comerciais, industriais e prestação de serviços e dispensa e isenção de cobrança do alvará de funcionamento e licenças municipais para as atividades de baixo risco.
Confira as cidades já contempladas com o serviço: Porto Alegre, Novo Hamburgo, Bagé, Panambi, Erechim, Gravataí, Santa Cruz do Sul, Esteio, Estrela, Esteio, Caxias do Sul, São Borja, Rio Grande, Sapiranga, Farroupilha, Montenegro, Frederico Westphalen e Rio Pardo.