Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Econômico

Início do conteúdo

Sartori reúne novo Secretariado

Publicação:

Secretariado
Secretariado - Foto: Luiz Chaves / Palácio Piratini

O governador José Ivo Sartori aproveitou a primeira reunião da nova formação do secretariado, nesta segunda-feira (8), para reforçar orientações e a sintonia no alinhamento político do governo. Reafirmou que a gestão está focada em dois grandes vetores: continuar os ajustes e a modernização do Estado e melhorar a qualidade dos serviços entregues à população nas áreas essenciais. Pediu, ainda, mais ativismo e posicionamento político do secretariado em relação ao governo. 

Destravar os processos burocráticos para que as ações aconteçam foi mais uma determinação do governador. Ele apelou para que os secretários encontrem soluções criativas para dar andamento mais ágil aos processos das diversas áreas do Executivo.

A nova composição do secretariado foi anunciada pelo governador no dia 27 de abril. Houve mudanças na Casa Militar, Casa Civil e nas secretarias de Minas e Energia; Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia; Segurança Pública; Educação; Obras, Saneamento e Habitação; e Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos.

"Mudamos as peças, mas nossos objetivos seguem os mesmos. Estamos mudando para reafirmar uma caminhada. Só não muda quem não se relaciona com o mundo", disse Sartori na ocasião. O governador também reafirmou na solenidade o compromisso de campanha "de fazer o que precisa ser feito e cuidar dos que mais necessitam". E voltou a pedir publicamente que a Assembleia Legislativa aprove os projetos do Executivo em tramitação, para que haja sequência nas ações de modernização do Estado.

 

MÁRCIO BIOLCHI - secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. Natural de Carazinho, é filho do ex-deputado federal Osvaldo Biolchi e da professora universitária Vera Biolchi. Em 2000, foi eleito o vereador mais jovem e mais votado de Carazinho. Em 2002, foi eleito deputado estadual. Em maio de 2007, esteve na presidência interina do PMDB estadual, posto que voltou a exercer em outubro de 2010. Em 2008, assumiu como titular da Secretaria Estadual do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais (Sedai), onde permaneceu por dois anos. Foi conselheiro do Sebrae/RS e presidente do Conselho Administrativo da Caixa RS (Badesul) de 2008 a 2010. Em 2010, foi reeleito para seu terceiro mandato no parlamento gaúcho. Em 2014, aos 35 anos, foi eleito para o primeiro mandato como deputado federal. Atualmente, exercia o cargo de chefe da Casa Civil do Governo do Estado.

EVANDRO FONTANA - secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. Tem pós-graduação em Gestão Empresarial pela Faculdade da Serra Gaúcha (2008). É graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2002) e em Comunicação Social - Habilitação Relações Públicas pela Universidade de Caxias do Sul (1992). Desempenhou atividades jornalísticas em rádio, jornal, TV e portais de internet, além de ter atuado como coordenador e gestor de empresas de comunicação. Tem experiência como correspondente internacional na Europa (Milão) e na Rádio do Vaticano (Roma). Também cursou Social Media|Digital Marketing, na Europa Cube Innovation Business School, na Itália, em 2014.

Mais notícias

Secretaria de Desenvolvimento Econômico