Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Econômico

Início do conteúdo

Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RS participará de encontro do Cosud em Belo Horizonte

8ª Edição do Consórcio de Integração Sul/Sudeste tem a finalidade de consolidar a cooperação entre os governos das duas regiões

Publicação:

COSUD - Consórcio de Integração Sul e Sudeste
COSUD - Consórcio de Integração Sul e Sudeste - Foto: Divulgação
Por Taís Teixeira/ASCOM SEDEC

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RS (Sedec), participará, nesta sexta-feira (02/06), do 8º encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que ocorre em Belo Horizonte, em Minas Gerais. O titular da Sedec, Ernani Polo, acompanhará as atividades. Sede do primeiro encontro, em 2019, Belo Horizonte reunirá governadores de outros seis estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O objetivo é o avanço para uma nova fase, a partir do tema central de geração de emprego e renda.
A cerimônia de abertura e palestra magna, na Sala Minas Gerais, abriu oficialmente a programação. Na tarde, no Circuito da Liberdade, localizado na Praça da Liberdade, região Centro-Sul de Belo Horizonte, Polo acompanhou as reuniões dos Grupos de Trabalho (GTs) onde terá espaço para abordar temas sobre a perspectiva de 12 áreas: Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Fazenda, Planejamento e Previdência, Saúde, Desburocratização, Inovação e Tecnologia, Cultura e Turismo; Educação, Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura, Logística e Transporte, Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária, Segurança Pública, e Transparência, Controladoria e Ouvidoria.

O evento tem como finalidade consolidar a cooperação entre os governos das duas regiões para atender às demandas econômicas, sociais e ambientais. Juntos, o Sul e Sudeste concentram 70% do produto interno bruto (PIB) e uma população de 119 milhões de habitantes.

O secretário da Sedec, Ernani Polo, comentou sobre as possibilidades de conhecimento possíveis no evento. “Estou com uma expectativa muito positiva para esse ano. É um momento de troca de ideias que vem dando muito certo e temos um espaço para discutir melhorias para a população do Sul e Sudeste. É importante que essa ação continue acontecendo”, afirmou Polo.

O Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) foi criado em de março de 2019 pelos governadores do Sul e do Sudeste. Nesta edição, o evento conta com mesas redondas, reuniões de governadores e coletivas de imprensa para discutir a geração de emprego e renda.

Programação do evento:

Sexta-feira, 2/6:
8h - Credenciamento;
10h - Abertura do evento;
10h30 - Fala dos governadores;
11h25 - Mesa Redonda;
12h30 - Reunião dos governadores;
14h30 - Coletiva de imprensa;
14h45 - Reunião dos governadores com os Procuradores-gerais dos Ministérios Públicos dos Estados do Cosud;
15h30 - Reunião dos Governadores com os líderes da Bancada Sul e Sudeste e com os Presidentes das Assembleias Legislativas dos Estados do Cosud.

Sábado, 3/6:
9h - Apresentação dos resultados dos grupos de trabalho;
10h - Debate entre os governadores e convidados;
11h - Leitura da Carta de Belo Horizonte;
11h30 - Coletiva de imprensa.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico