Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Econômico

Início do conteúdo

Secretaria de Desenvolvimento Econômico participa da abertura oficial da Fenasul Expoleite 2023

Mais de 1,2 mil animais foram inscritos para participar da Feira Nacional de Agronegócio do Sul

Publicação:

Animais chegam para a Fenasul Expoleite 2023
Animais chegam para a Fenasul Expoleite 2023 - Foto: Divulgação SEAPI

A produtividade da pecuária leiteira gaúcha em cena. A 17ª Feira Nacional de Agronegócio do Sul (Fenasul) e 44ª Expoleite abriou os portões do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, no dia 17 e fecha no dia 21 de maio. Mais de 1,2 mil animais inscritos entre vacas, equinos, coelhos e coelhos, filhotes, terneiros, terneiras e vaquilhonas, participam da exposição.

No fim da tarde da quinta-feira (18) o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, esteve no evento para a cerimônia de abertura da Fenasul Expoleite 2023 junto dos secretários da Agricultura, Giovani Feltes, e Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini. Nesta dia, houve o concurso leiteiro da vaca com maior produtividade. Após o anúncio das campeãs, houve o tradicional banho de leite dos produtores, no qual é utilizada uma mistura de leite de descarte (impróprio para o consumo humano), água morna e cal. 

“Essas feiras dão ânimos aos produtores de leite, que muitas vezes enfrentam dificuldade para manter a atividade, e isso é louvável. Eventos como esse também evidencial a aptidão leiteira das raças e o trabalho de excelência também genética no manejo dos rebanhos, o que garante uma produção diária elevada das matrizes”, disse Polo.

Neste ano, a exposição terá gado leiteiro animais das raças Holandesa (165), Jersey (187), Gir Leiteiro (37) e Girolando (7). Além de bubalinos (14), equinos – Mangalarga Paulista (60) e Percheron (3), coelhos (84), coelhos filhotes para venda (180) e na Feira de Terneiros, Terneiras e Vaquilhonas, participam 500, todos gado de corte.

As autoridades aproveitaram para visitar os lojistas no parque e estiveram no estande do presidente da Associação Gaúcha de Cutelaria, Daniel Alano, conhecendo mais sobre o trabalho da fabricação de facas.

Ensino agrícola

Na manhã da sexta-feira (19), o chefe de gabinete da Sedec, Carlos Carvalho, representou o secretário na casa da Associação Gaúcha de Professores Técnicos do Ensino Agrícola (Agptea), na apresentação do projeto do centro de qualificação profissional da entidade. Também participou de palestra sobre trigo forrageiro, na Fenasul, e também esteve na exposição do projeto Minas Camaquã.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico