Secretário Ernani Polo tem reunião com vice-presidente Geraldo Alckmin em Brasília

Pautas do setor industrial e articulação nacional com outros estados foram alguns dos temas abordados

Secretário Ernani Polo fez sua primeira visita oficial ao vice-presidente e ministro do desenvolvimento Geraldo Alckmin - Foto: Alexandre Farina / Ascom Sedec
Por Ascom Sedec / Tais Teixeira

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, realizou a primeira visita oficial como titular da pasta ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, na tarde de quinta-feira (16/3). O encontro, que aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília, teve o objetivo de formalizar as apresentações, abordar projetos e reivindicar alguns pleitos internos das indústrias sediadas no Estado.

Polo cumpriu agenda também com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A finalidade foi abrir mais espaços para potencializar a economia gaúcha.

No encontro com Alckmin, o secretário apresentou um pleito da indústria química do Estado para revisar o imposto de importação sobre algumas resinas plásticas. Esse imposto está reduzido por medida do governo federal anterior, o que causou perda de competitividade. “A estimativa é de que o imposto reduzido de alguns itens que estão no pleito seja logo retomado; para os demais, isso deve acontecer a partir do segundo semestre”, disse o secretário.

Outra proposta de Polo foi promover uma articulação, em nível nacional, dos secretários de desenvolvimento econômico para que seja possível trabalhar pautas de interesse do Brasil. Segundo ele, a ideia foi bem recebida pelo vice-presidente. O secretário ainda está alinhando a vinda de Alckmin ao Rio Grande do Sul, com data prevista para maio. “Essa aproximação permite trabalhar pautas conjuntas, principalmente diante do grande desafio da reindustrialização", afirmou Polo.

O secretário comentou ainda a situação das três vinícolas da serra gaúcha, onde foram descobertos casos de trabalho análogo à escravidão. “O Rio Grande do Sul apoia o rigor nas investigações e a punição aos responsáveis. Ao mesmo tempo, estamos olhando para o setor, que contribuiu muito com a economia do Estado, com a geração de emprego e o sustento de muitas famílias. Essa situação é pontual e não representa o Estado”, observou.

Polo também participou de reunião com representantes da ABDI: o presidente Igor Calvet e o diretor Carlos Geraldo. Na ocasião, tratou de ações voltadas à inovação, à tecnologia e ao desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul.

Na sequência, Polo esteve em audiência com o secretário executivo do Ministério da Agricultura e Pecuária, Irajá Lacerda, para tratar da missão internacional do governo federal para a China, prevista para este mês. A finalidade foi reforçar o interesse do governo gaúcho em integrar a comitiva para o país asiático.

Já a reunião na ApexBrasil teve como intenção tratar da prospecção de novos mercados para o Rio Grande do Sul. Polo ainda participou da cerimônia de posse do ex-deputado federal, Jerônimo Goergen, como novo presidente da Associação das Empresas Cerealistas do Brasil (Acebra).