Secretários Municipais de Desenvolvimento Econômico promovem fórum em Porto Alegre

Objetivo do evento é integrar políticas de atração de investimentos municipais e estaduais

Design sem nome
Brasão do Estado

Agentes municipais de desenvolvimento de todo o Estado participaram, nesta terça-feira (22), do XV Fórum Estadual dos Secretários Municipais de Desenvolvimento Econômico, que ocorre nos dias 22 e 23 de março, no auditório do Ministério Público, em Porto Alegre. O evento conta com painéis voltados a políticas públicas para atração de investimentos, com o intuito de articular incentivos estaduais e municipais de forma a gerar melhores condições para empreender em solo gaúcho.

O secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado, Edson Brum, representando o governador Eduardo Leite, fez a abertura do fórum e lembrou as reformas iniciadas pelo governo Sartori e continuadas pela atual gestão, que impactaram diretamente na melhoria do ambiente de negócios e na competitividade do Rio Grande do Sul em relação ao restante do país. Brum falou também sobre os programas de fomento à economia, Fundopem/RS e Proedi, oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), que promovem a ampliação e a atração de novas indústrias para o Estado e ainda sobre as ações de desburocratização e modernização de algumas leis para facilitar o acesso dos empreendedores gaúchos aos incentivos estaduais.

Durante a primeira manhã de palestras, o secretário do Desenvolvimento Econômico Adjunto, Joel Maraschin, apresentou o novo Portal do Desenvolvimento. Em seguida, mediado pelo coordenador da Assessoria Jurídica (Asjur) da Sedec, Vinícius Winter, ocorreu o painel DescomplicaRS: políticas públicas de desburocratização da máquina pública, com a participação de Lauren Mombach e Tomás Holmer, presidente da Junta Comercial, Industrial e de Serviços do RS (JucisRS) e o coordenador do projeto DescomplicaRS, respectivamente.

Já na tarde desta terça-feira, a programação incluiu painel sobre mobilidade elétrica e futuro energético, setor que apresenta importantes oportunidades para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Ainda nesta tarde, as práticas municipalistas foram colocadas em debate, levantando questões como o ambiente de negócios e a desburocratização em âmbito municipal. Clique aqui e confira os destaques da programação completa e os destaques para o segundo dia do Fórum.

Conteúdos relacionados