Sedec participa das oito rodadas do projeto Rotas da Inovação promovido pela Sict
Iniciativa incentivou debates e ações em torno de novas tecnologias como forma de impulsionar o desenvolvimento econômico do RS
Publicação:

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) esteve participando das oito rodadas realizadas, por coordenação da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), através da secretária Simone Stülp e equipe, em ecossistemas de inovação do Estado, dentro do projeto “ Rotas da Inovação”. A iniciativa teve o objetivo de avaliar as ações desenvolvidas em cada região, escutando os atores locais envolvidos em processos de estímulo à inovação no Estado.
De julho a novembro, a equipe da Sict, Sedec e parceiros da quádrupla hélice estiveram nas regiões dos Vales (Estrela), Central (Santa Maria), Fronteira Oeste e Campanha (Santana do Livramento), Sul (Pelotas), Serra Gaúcha (Flores da Cunha), Metropolitana e Litoral Norte (Gravataí), Produção e Norte (Frederico Westphalen) e Noroeste e Missões (Horizontina) para promover debates em torno da inovação, aproximar os atores e avaliar o andamento do programa Inova RS.
Também integraram o projeto a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS (Fapergs); Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE); Badesul; e Conselho de Inovação e Tecnologia da Federação das Indústrias do RS (Citec/Fiergs), Federasul; Senai RS e a Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp). O diretor adjunto do Departamento de Desenvolvimento Econômico da Sedec, Dário Giovanella, representou a secretaria nos encontros.
“ Estamos sempre realizando ações em transversalidade, nos temas mais diversos onde a Secretaria do Desenvolvimento Econômico tem atuação, visando o crescimento do Estado e a geração de emprego e renda. Esta parceria com a Sict, em trabalho muito bem conduzido pela secretária Simone no “ Rotas da Inovação”, é um grande exemplo de atuação conjunta em um setor fundamental para o futuro do RS, que é a inovação”, destaca o secretário Ernani Polo.
“Encerramos este trabalho com um saldo muito positivo. Ir até as cidades e poder proporcionar estes encontros tão valiosos entre todos os atores que fazem a inovação acontecer faz toda a diferença. Criamos e fortalecemos alianças, mostramos possibilidades de fomento por meio dos nossos parceiros ”, avalia a secretária de inovação, Simone Stülp.
O objetivo do projeto é fortalecer os laços com a quádrupla hélice, composta por governo, iniciativa privada, academia e sociedade civil organizada, em cada uma das regiões. Nos eventos, foram reforçadas as estratégias da interiorização das políticas públicas de inovação, ciência e tecnologia, que devem ser aprofundadas com o investimento em inovação social – a proposta é levar o tema para as periferias urbanas e rurais.
Outro eixo do plano estratégico prioriza um programa estadual de incentivo ao setor de semicondutores, que conta com participação efetiva da Sedec. Além disso, os municípios serão incentivados a elaborar suas próprias leis de inovação, em consonância com os marcos legais de inovação federal e estadual.