Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Econômico

Início do conteúdo

Sedec participa das oito rodadas do projeto Rotas da Inovação promovido pela Sict

Iniciativa incentivou debates e ações em torno de novas tecnologias como forma de impulsionar o desenvolvimento econômico do RS

Publicação:

Rotas da Inovação
Rotas da Inovação - Foto: Divulgação Sict
Por Alexandre Farina / Ascom

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) esteve participando das oito rodadas realizadas, por coordenação da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), através da secretária Simone Stülp e equipe, em ecossistemas de inovação do Estado, dentro do projeto “ Rotas da Inovação”. A iniciativa teve o objetivo de avaliar as ações desenvolvidas em cada região, escutando os atores locais envolvidos em processos de estímulo à inovação no Estado.

De julho a novembro, a equipe da Sict, Sedec e parceiros da quádrupla hélice estiveram nas regiões dos Vales (Estrela), Central (Santa Maria), Fronteira Oeste e Campanha (Santana do Livramento), Sul (Pelotas), Serra Gaúcha (Flores da Cunha), Metropolitana e Litoral Norte (Gravataí), Produção e Norte (Frederico Westphalen) e Noroeste e Missões (Horizontina) para promover debates em torno da inovação, aproximar os atores e avaliar o andamento do programa Inova RS.

Também integraram o projeto a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS (Fapergs); Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE); Badesul; e Conselho de Inovação e Tecnologia da Federação das Indústrias do RS (Citec/Fiergs), Federasul; Senai RS e a Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp). O diretor adjunto do Departamento de Desenvolvimento Econômico da Sedec, Dário Giovanella, representou a secretaria nos encontros.

“ Estamos sempre realizando ações em transversalidade, nos temas mais diversos onde a Secretaria do Desenvolvimento Econômico tem atuação, visando o crescimento do Estado e a geração de emprego e renda. Esta parceria com a Sict, em trabalho muito bem conduzido pela secretária Simone no “ Rotas da Inovação”, é um grande exemplo de atuação conjunta em um setor fundamental para o futuro do RS, que é a inovação”, destaca o secretário Ernani Polo.

“Encerramos este trabalho com um saldo muito positivo. Ir até as cidades e poder proporcionar estes encontros tão valiosos entre todos os atores que fazem a inovação acontecer faz toda a diferença. Criamos e fortalecemos alianças, mostramos possibilidades de fomento por meio dos nossos parceiros ”, avalia a secretária de inovação, Simone Stülp.

O objetivo do projeto é fortalecer os laços com a quádrupla hélice, composta por governo, iniciativa privada, academia e sociedade civil organizada, em cada uma das regiões. Nos eventos, foram reforçadas as estratégias da interiorização das políticas públicas de inovação, ciência e tecnologia, que devem ser aprofundadas com o investimento em inovação social – a proposta é levar o tema para as periferias urbanas e rurais.

Outro eixo do plano estratégico prioriza um programa estadual de incentivo ao setor de semicondutores, que conta com participação efetiva da Sedec. Além disso, os municípios serão incentivados a elaborar suas próprias leis de inovação, em consonância com os marcos legais de inovação federal e estadual.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico