Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca
Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Econômico

Início do conteúdo

Toyota entrega veículo híbrido à Brigada Militar

Publicação:

20150616152150toyotahibrido.jpg
Toyota Prius será usado tanto em operações quanto no policiamento ostensivo da capital - Foto: Luiz Chaves/PP

Para marcar os dez anos da instalação do Centro de Distribuição da Toyota em Guaíba, a empresa entregou um carro híbrido à Brigada Militar. O governador José Ivo Sartori participou do ato em frente ao Palácio Piratini, nesta terça-feira (16). O veículo, um Toyota Prius 2011/2012, no valor de cerca de R$ 114 mil, será usado tanto em operações quanto no policiamento ostensivo pelo 9º BPM, responsável pela segurança na área central de Porto Alegre.

Conforme Sartori, a ação da empresa é um exemplo a ser seguido. "Com o equilíbrio financeiro e um modelo de gestão vamos buscar a melhoria dos serviços públicos e da qualidade de vida, com especial atenção para aqueles que mais precisam. Mas vamos fazer isso sem preconceito, por exemplo, contra as parcerias público-privadas, os setores produtivos, contra quem gera emprego e renda e quem trabalha e produz. A atitude da Toyota em ceder um veículo que vai ser utilizado no policiamento ostensivo é um modelo de parceria que dá certo”, ressaltou.

De acordo com o gerente sênior de assuntos governamentais da Toyota, Roberto Matarazzo Braun, a unidade em Guaíba é parte importante do sucesso da empresa no Brasil – foram 195 mil veículos produzidos em 2014, um incremento de 11% sobre a comercialização de 2013. A partir do RS, assinalou, foram distribuídos cerca de 56 mil veículos dos modelos Hilux e SW4 a 198 concessionária no país. “Nesses dez anos, podemos comprovar a qualidade da mão de obra, o apoio do governo do Estado e do município”, destacou Braun. Desde 2013, a Toyota instala protetores de caçamba na Hilux, importada da Argentina. A iniciativa integra a estratégia de investimento contínuo da marca no RS.

Entre os diferenciais do Toyota Prius, que já teve 442 unidades comercializadas no Brasil, estão os motores a gasolina e elétrico. Através do sistema Toyota Hybrid Synergy Drive, o veículo alia tecnologia avançada e responsabilidade ambiental, já que os motores são capazes de criar um sistema mais leve e compacto, com melhor funcionamento a baixas temperaturas, menor consumo de combustíveis e baixos níveis de emissões de gases poluentes.

A bateria híbrida atua como acumulador energético, responsável pelo armazenamento da energia excedente gerada pela desaceleração ou pelo acionamento dos freios, para utilização posterior na aceleração do automóvel. Graças a esse sistema, reduz-se o consumo de gasolina e aumenta-se a vida útil dos discos e das pastilhas de freios.

De acordo com o secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, o Estado está atento a novos projetos de expansão de empresas. Representantes do Executivo, que já fizeram duas visitas à sede da Toyota, devem realizar nova missão ao Japão para buscar mais investimentos.

Também estiveram presentes ao ato, o secretário da Segurança Pública, Wantuir Jacini, a secretária extraordinária do Gabinete de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Alfeu Freitas Moreira, oficiais e outras autoridades.

Fonte: Palácio Piratini

 

Mais notícias

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Secretaria de Desenvolvimento Econômico