Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Econômico

Início do conteúdo

Tudo Fácil Empresas entra em operação em Novo Hamburgo

Plataforma digital permite a abertura de empresas de baixo risco de forma gratuita e em até 10 minutos

Publicação:

Design sem nome
Brasão do Estado

Após sucesso em projeto piloto na capital, Novo Hamburgo inaugurou nesta segunda-feira, 9, o Tudo Fácil Empresas (TFE). A plataforma disponibilizada pelo Governo do Estado permite a abertura de empresas em menos de 10 minutos, de forma gratuita e automatizada, reunindo todos os serviços necessários em uma única plataforma. A desburocratização do serviço que, antes, poderia levar mais de 400 dias no município é resultado de um esforço coordenado entre Secretaria do Planejamento, DescomplicaRS, Secretaria de Desenvolvimento e Junta Comercial Industrial e de serviços do Rio Grande do Sul (JUCIS).

Para chegar ao resultado ágil oferecido pela plataforma, foi necessária uma análise de todos os CNAEs (Classificação Nacional de Atividade Econômica) do ponto de vista de risco ambiental, de incêndio e sanitário. Por isso, o modelo funciona para empresas individuais ou limitadas, com atividade econômica de baixo risco, abrangendo 566 CNAEs dispensados de licenciamento, o que representa mais de 70% das empresas abertas no Rio Grande do Sul.

De acordo com a presidente da JUCIS, Lauren Momback, “o objetivo é facilitar a vida de quem deseja empreender, fomentando o desenvolvimento econômico e social do nosso estado, e a meta é disponibilizar a nossa plataforma para até 20 municípios ainda neste ano”. Lauren enfatiza o empenho da prefeita Fátima Daudt em aderir a nova plataforma, consolidando Novo Hamburgo como o primeiro município do interior a contar com o serviço lançado em Porto Alegre em dezembro de 2021.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Econômico, Edson Brum, a gestão fiscal responsável e a desburocratização da máquina pública “devolve a competitividade ao Rio Grande do Sul, aquece a economia e melhora o retorno dos serviços ao cidadão”. O coordenador do DescomplicaRS, Tomás Holmer, disse que foram necessárias muitas reuniões durante 11 meses para chegar à consolidação do Tudo Fácil Empresas no município, numa conjunção de esforços entre o Governo do Estado, a Junta Comercial, o Sebrae e outros participantes ligados ao Conselho de Desburocratização e Empreendedorismo.

O Tudo Fácil Empresas foi desenvolvido pelos integrantes do projeto DescomplicaRS, o braço executivo do Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo (Cede), que é quem também coordena com o apoio da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS) e do Sistema Brasileiro de Apoio às micro e pequenas empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae RS).

Secretaria de Desenvolvimento Econômico