Valorizar a empresa local como fonecedora de bens e serviços
Publicação:

As "expertises" do SEBRAE/RS, da CMPC e dos demais parceiros para criar alternativas para que um maior número de empresas gaúchas possam participar dos grandes projetos e colaborar com desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul centralizou a analise na reunião promovida pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia - SDECT nesta quarta-feira, (6). Para o secretário Fábio Branco, que convidou para exposições o diretor superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho e Walter Lídio Nunes, diretor presidente da Celulose Riograndense, o programa “DesenvolveRS” pode mobilizar os arranjos produtivos locais nesse sentido. Para o titular da SDECT a indústria precisa estar qualificada e saber o que existe, em nível mundial, em termos de tecnologia para que os segmentos possam avançar e ocupar os espaços abertos pelos grande investimentos. Além de preconizar uma atuação proativa, sublinhou a necessidade de dispor de um desenho do projeto piloto de atuação conjunta dos parceiros.
A participação de empresas de um mesmo segmento em feiras no exterior proporciona novos conhecimentos aplicáveis às respectivas linhas de produção. O mesmo ocorre, com a presença em seminários segmentados para capacitar sobre como interagir com os diferentes mercados. Existe espaço para crescimento dos negócios e para alcançar essas metas o comitê conjunto do DesenvolveRS estará sintonizado com esse objetivo.
O programa DesenvolveRS,foi instituído para criar de uma base de potenciais fornecedores locais de produtos e serviços que atendam às necessidades de investidores no Rio Grande do Sul. Fábio Branco colocou a SDECT à disposição para atuar como fórum e espaço de discussão, e disse que conforme as demandas das indústrias investidoras, serão realizados encontros de negócios, para a futura prestação de serviços por fornecedores locais.
"Nesse sentido, é importante salientar que a ação efetivada pelo Desenvolve RS não significa reserva de mercado, mas sim atendimento com qualidade e justiça, oportunizando a valorização das empresas regionais, bem como a geração de emprego e renda para o desenvolvimento.
O “Desenvolve RS” tem como ação fundamental retomar o desenvolvimento do Estado, mostrando que é possível realizar grandes investimentos valorizando as empresas locais. O Acordo de Cooperação do programa DesenvolveRS prevê a parceria entre representantes da SDECT, da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), da Fiergs, do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Rio Grande do Sul (Sinduscon/RS), do RS Óleo e Gás e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae/RS).