Codesul discute eixos do plano de governo federal
Publicação:

Integração de fronteira, produtiva e sociocultural foram os três eixos do plano de ação de cooperação internacional apresentados hoje pelo assessor especial Bruno Sadeck, da Subchefia de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SAF/PR).
Sadeck participou de um encontro do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), que reuniu os secretários de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) do RS, Fábio Branco, que é Coordenador da Comissão Permanente do Codesul, e os secretários do Codesul de Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina. Atualmente, o governador José Ivo Sartori é o presidente do Conselho do Codesul.
“Alinharemos as propostas do Plano Plurianual (PPA) do estado com o governo federal”, afirmou Branco, destacando a importância da mudança na legislação na zona de fronteira, por exemplo. “Hoje, os investimentos são inviabilizados pelas restrições nestas áreas”. Sobre a integração de fronteira, os secretários dos quatro estados do Codesul irão articular seus representantes na defesa de interesses comuns.
No eixo de integração produtiva, ficou acertado a realização de um mapeamento das cadeias produtivas dos estados e dos países fronteiriços. Outro eixo apresentado pelo governo federal, o de integração sociocultural, também foi considerado positivo pelos secretários.
Na sequência, os secretários do Codesul participarão de reunião preparatória para a Cúpula Presidencial do Mercosul, integrando os subgrupos de trabalho da Indústria e do Comércio que contam com representantes do MDIC, APEX, ABDI, BNDES, SAF, entre outros, justamente para tratar das questões de desenvolvimento no âmbito das regiões fronteiriças.