Comitiva do Estado participa de visita técnica ao Complexo Portuário do Porto de Rio Grande
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Os secretários de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo, o de Logística e Transportes, Juvir Costella, e o subsecretário da Fazenda, Ricardo Neves, estiveram em Rio Grande nesta terça-feira (09/01) para uma visita técnica ao Complexo Portuário do Porto do Estado, que atende a maior parte das demandas do Estado. O roteiro incluiu a visita a dois terminais, uma empresa de fertilizantes, o estaleiro de Rio Grande e navegação ao canal de acesso.
A agenda da manhã iniciou pela visita a um dos terminais da cooperativa CCGL - Tergrasa – que junto com o Termasa é responsável pelos serviços de recebimento, armazenagem e expedição de granéis agrícolas no Porto do Rio Grande. Após, foram ao terminal 1 da Vanzin, onde puderam conheceram a armazenagem de trigo, utilizado para ração, e de arroz quebrado, que é exportado para a África. A equipe que participa da visita também pode conhecer o sistema de automação de movimentação de veículos equipamentos.
Devido ao tamanho do complexo portuário – que conta uma área de 55,6 mil metros quadrados – os deslocamentos entre os terminais de carga tiveram que ser feitos de ônibus. A visitação continuou com a navegação pelo canal do Porto do Rio Grande em uma lancha da praticagem, transporte que garanti embarque e desembarque com segurança nos navios. A equipe navegou pelo canal de acesso e viu os doze terminais que formam o complexo portuário.
Em seguida, visitaram a unidade de Rio Grande da empresa Unifertil. Na ocasião, a Sedec recebeu uma placa de agradecimento pela eficiência da equipe da secretaria no incentivo concedido pelo Programa Estadual de Desenvolvimento Industrial (Proedi) na implantação da unidade fabril da empresa. O grupo ainda esteve no pátio de automóveis do Porto do Rio Grande.
Na ocasião, Polo , Costella e Neved puderam visualizar o andamento das obras de infraestrutura desenvolvidas pela Autoridade Portuária para qualificar a área pública do porto marítimo gaúcho, entre elas as de pavimentação das vias internas, de modernização do Portão 2 e das estruturas físicas, além da dragagem de manutenção do canal de acesso ao Porto. Em pouco mais de um ano e meio de atuação como empresa pública na administração dos portos gaúchos, foram investidos R$ 350 milhões em diversas frentes, valor que é superior aos R$ 31 milhões aplicados entre os anos de 2011 a 2021, quando a gestão portuária gaúcha funcionava como uma autarquia e os recursos não permaneciam no caixa portuário.
Em relação aos investimentos na área do Rio Grande – Porto Indústria, os números são grandiosos e chegam a R$ 9,4 bilhões. Os valores atualizados englobam qualificações e modernizações em estruturas já existentes das empresas instaladas e também projetos futuros, que totalizam o oferecimento de 11.732 postos de trabalho.
Para o secretário Ernani Polo, a visita técnica da equipe da Sedec ao Complexo Portuário do Porto de Rio Grande tem o objetivo de conhecer mais a estrutura local para mapear as potencialidades. Ele afirmou que se trata de um trabalho em conjunto e destacou a forma como a Portos RS vem conduzindo as operações e a organização da área, com o apoio da Prefeitura do Rio Grande. “Atuar com sinergia é uma das orientações do governador Eduardo Leite e do vice, Gabriel Souza, para ações voltadas para o desenvolvimento, como é o caso desse nicho que fortalece o mercado internacional, já que 80% da movimentação de cargas é para exportação e 20% importação. Precisamos otimizar e utilizar mais o distrito industrial de Rio Grande, que fica próximo do complexo, para potencializar esse importante ativo do Estado”, completou Polo.
O secretário Juvir Costella, falou sobre a disposição do governo do estado de criar as oportunidades para o recebimento de novos investimentos e também destacou a capacidade dos empreendimentos já instalados de movimentação, o que contribui para o aumento da competitividade do porto marítimo gaúcho. “Percebe-se que o Porto tem uma capacidade enorme, não apenas de atracação de embarcações, mas também de recebimento da produção do estado do Rio Grande do Sul, que se desloca de diversas regiões, de outros estados brasileiros e até mesmo de fora do país”, disse o secretário Costella.
O presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, disse que as visitas dos secretários estaduais foram fundamentais para a prestação de contas do que vem sendo feito na melhoria da infraestrutura, sempre de forma alinhada com o planejamento estratégico da Empresa Pública e com a agenda de desenvolvimento proposta pelo governo do estado. “É fundamental para que a gente consiga fazer esse alinhamento e poder pensar ações conjuntas no futuro para a utilização dos distritos industriais e do complexo portuário, tendo a intermodalidade que é tão importante para o nosso complexo”.
O prefeito municipal do Rio Grande, Fábio Branco, classificou o dia como extremamente importante e de trabalho intenso. “Tivemos a oportunidade de apresentar, fazer várias visitas e também conversar muito da importância de que o estado esteja atento e conheça pessoalmente o nosso distrito industrial.
O distrito precisa ser valorizado e essa visita dos secretários possibilita que consigamos demonstrar na prática a necessidade das políticas públicas de incentivo”. As visitas foram acompanhadas também pelo diretor de relações institucionais, Sandro Oliveira, e pelo gerente de planejamento e desenvolvimento da Empresa Pública, Fernando Estima.
Da Sedec, estavam presentes o diretor-geral Leandro Evaldt, o diretor-geral adjunto Roger Pozzi, o diretor do sistema Estadual para Atração e Desenvolvimento de Atividades Produtivas (Seadap), Gustavo Rech, a coordenadora da setorial da Procuradoria Geral Estadual, Priscila Tahisa Krause e a analista jurídica Paula Heloísa da Silva.
Desmonte de plataforma de petróleo no RS e é pioneiro no Brasil
Na visitação, foi apresentada o navio que é uma plataforma de exploração e processamento de petróleo, a P32, uma das mais antigas em operação e que já está mais de 25 anos na bacia do Campos, no Rio de Janeiro.
O gerente de planejamento do Portos RS, Fernando Estima, explica que depois da vida útil desse navio ele será desmontado, fazendo o reaproveitamento do material, no caso 40 mil toneladas de aço. Este processo sempre foi feito fora do Brasil, mas no caso do P32, vai ser diferente. “Graças a uma parceria feita junto com as empresas 3G Vix e Gerdau, o aço vai ser recortado e usinado pela primeira vez no Brasil”, salienta.
Estima ressalta que esse processo pioneiro será feito no RS porque tem o estaleiro de Rio Grande tem um dique capaz de garantir qualidade ambiental necessária neste manejo.