Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Econômico

Início do conteúdo

Conselho Nacional de Secretários discute gestão pública em Brasília e divulga Ranking de Competitividade

Publicação:

Os desafios do governo durante a calamidade climática foram tema de palestra do governador Eduardo Leite
Os desafios do governo durante a calamidade climática foram tema de palestra do governador Eduardo Leite - Foto: Taís Teixeira
Por Renata da Silva Spanhol / Ascom Sedec

Aconteceu nesta quarta-feira (21/8), em Brasília, o 13ª encontro do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad). O governador Eduardo Leite e o secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo, participam do evento, que também divulgou o Ranking de Competitividade dos Estados de 2024, desenvolvido pelo Centro de Liderança Política (CLP), que avalia as 27 unidades da federação. Na ocasião, o Rio Grande do Sul recebeu o prêmio Destaque em Crescimento, como reconhecimento por ser o Estado que mais evolui no ranking nos últimos quatro anos, subindo de posição nos pilares sustentabilidade social, infraestrutura e segurança pública.

No ranking geral de Competitividade, o RS é o quinto estado mais competitivo do Brasil, colocação que foi conquistada em 2023 e repetida em 2024, sendo sua melhor marca desde 2018. O Rio Grande do Sul também melhorou seu desempenho nas seguintes áreas: segurança pública, infraestrutura, capital humano, solidez fiscal e potencial de mercado. Na segurança pública, passou de quinto para terceiro colocado. Além disso, subiu cinco posições em infraestrutura e duas em capital humano, solidez fiscal e potencial de mercado.

“A posição do RS no Ranking é o retorno das ações do governo estadual e de todas as suas secretarias", disse Polo
“A posição do RS no Ranking é o retorno das ações do governo estadual e de todas as suas secretarias", disse Polo - Foto: Taís Teixeira

“A posição que o Estado alcançou no Ranking de Competitividade é o retorno das ações do governo estadual e de todas as suas secretarias em prol do desenvolvimento e progresso do nosso Rio Grande do Sul”, destacou Polo. O titular da Sedec também falou sobre o Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo (Cede), coordenado pela secretaria, e de como a sua retomada é um reflexo dos avanços que a equipe do governo está promovendo. “Nós continuaremos o trabalho para tornar o RS cada vez mais competitivo e mais atrativo para os investidores. A retomada do Cede, anunciada esta semana, é um exemplo disso. O conselho tem em suas diretrizes aprimorar continuamente o ambiente de negócios do RS para, assim, tornar ele atrativo para aqueles que quiserem investir no RS e prosperar”, destacou.

Durante o encontro, o governador Eduardo Leite proferiu a palestra “Liderança em tempos de crise”, onde falou sobre as ações do governo estadual durante a maior catástrofe climática do RS. Leite explicou aos presentes que, logo no início das enchentes, convocou o Gabinete de Crise para coordenar as ações de mitigação dos prejuízos, entender o evento meteorológico, analisar dados e prognósticos e monitorar os impactos, detalhando todo o trabalho realizado durante a calamidade.

A secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calanzans e o adjunto da pasta, Bruno Oliveira, também acompanharam a agenda em Brasília.

O Consad
A entidade reúne representantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal e promove encontros periódicos entre os secretários de Estado de Administração do País para trocar experiências e buscar soluções criativas para o aperfeiçoamento da gestão pública

Mais notícias

Secretaria de Desenvolvimento Econômico