Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Econômico

Início do conteúdo

Empresa gaúcha, com sócio chinês, projeta investir R$ 3,3 bilhões em geração de energia

Publicação:

Um investimento de R$ 3,339 bilhões para a instalação de uma usina termelétrica no Rio Grande do Sul e que utilizará carvão mineral foi avaliado, preliminarmente, pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, através de uma reunião na Sala do Investidor e que teve a participação do secretário substituto de Minas e Energia, Artur Lemos e representante da CEEE. O investimento será anunciado nesta terça-feira, 29, às 11 horas, em solenidade no Palácio Piratini com a presença do governador José Ivo Sartori.

A empresa Ouro Negro Energia S/A, que tem como sócios empresas da República Popular da China, além da usina, projeta a construção de uma estação de beneficiamento de carvão e uma barragem para acumulação de 39 milhões de m3 de água no município de Pedras Altas. Quando estiver concluído serão injetados 600 MW (2 x 300 MW) no sistema interligado brasileiro o que coloca o projeto na rota de soluções para um dos gargalos para a expansão industrial do Rio Grande do Sul. O empreendimento é importante para Pedras Altas, tanto pelo valor do investimento como pela quantidade de empregos gerados e ajuda a alavancar a economia do município situado no sul do Estado, região que carece de empreendimentos industriais de grande porte.

A estrutura societária da Ouro Negro Energia S/A é integrada pela UTE Ouro Negro SPE S/A, a Ouro Negro Energia S/A e Investidores.

A Ouro Negro Energia S/A está desenvolvendo o projeto UTE Ouro Negro (2 x 300 MW) em parceria com a empresa chinesa POWER CHINE – SEPCO1 – Shandong Eletric Power Construction Corporation e sua subcontratada para a elaboração do projeto  a NWEPDI ( Northwest Eletric Power Designe Institute).

Para produzir 600 MW a unidade criará 500 postos de trabalho. Segundo o empreendedor (CEO) Silvio Marques Dias Neto, a empresa aponta como prioritário junto ao governo do Estado, o acesso rodoviário pela RS 608 até o complexo termelétrico Ouro Negro.

A empresa projeta a instalação de uma linha de transmissão de 525 Kv com 8 km de extensão para conexão ao SIN – Sistema Interligado Nacional - através da subestação Eletrosul de Candiota.

A empresa já firmou Termo de Compromisso de fornecimento de carvão mineral a Companhia Riograndense de Mineração – CRM. E firmou, também, Termo de Compromisso para fornecimento de calcário e cal com a Companhia Brasileira de Cobre – CBC.

Mais notícias

Secretaria de Desenvolvimento Econômico