Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Econômico

Início do conteúdo

Setor calçadista gaúcho participa de feira em São Paulo

Publicação:

O Governo do Estado apoia neste ano 36 empresas na 46ª edição da Francal - Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios. O evento ocorre entre os dias 15 e 18 de julho, no Parque de Exposições Anhembi, em São Paulo. O estande coletivo é patrocinados pela Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), com apoio do Sebrae/RS, dentro do programa Atração de Investimentos e Promoção Comercial, que visa apoiar empresas gaúchas em feiras internacionais.

A indústria Bassanesi, de Parobé, é uma das participantes do estande. O principal produto da marca são as sandálias femininas, produzidas com materiais de tressê e correntes, com designs exclusivos. A fábrica exporta para 12 países, entre eles os Estados Unidos, Uruguai e França, além de estar presente na maior parte dos estados brasileiros. A empresa, que registrou queda de 20% no primeiro quadrimestre do ano, espera vender cerca de 20 mil calçados na Fracal, segundo o diretor Euclides Bassanesi.

Outra participante é a Belmon, de Sapiranga, que fabrica calçados femininos em couro. O sócio gerente, Fausto Fernando Machado, espera que a Francal aponte uma melhora de mercado. “Tivemos um aumento de 10% nas vendas, mas as despesas também cresceram, impactando o resultado da empresa, já que não dá para aumentar preços, pois as vendas caem”. O empresário elogiou o apoio do Governo Estadual. “As pequenas fábricas não conseguem participar destes eventos, pois o investimento é muito alto. O subsídio do Governo nos dá essa oportunidade”, argumenta.

João Roberto Baumgratz, diretor da GD, de Novo Hamburgo, projeta vendas de 30 mil pares. A empresa participará pela primeira vez do evento.

A Francal reunirá 800 expositores, que apresentarão suas coleções de primavera-verão 2014/2015. A expectativa deste ano é que a feira receba mais de 60 mil visitantes, entre eles 26 mil lojistas do Brasil e representantes de 70 países importadores.

Empresas participantes:

Santas e Saltos, Bolsas Lisy, Estilo Exclusivo, Paulle Callados, Belmon, de Sapiranga/RS

Ana Flex, de Três Coroas

Giulia Domna, de Novo Hamburgo

Brasil Estilo, de Campo Bom

Glauber Bassanesi, de Parobé.

Mais notícias

Secretaria de Desenvolvimento Econômico