South Summit 2022 promete movimentar o comércio do Rio Grande do Sul

Evento será realizado de 4 a 6 de maio, nos armazéns do Cais Mauá, em Porto Alegre.

image (15)
Secretário Edson Brum e Prefeito Sebastião Melo ao lado da fundadora da South Summit María Benjumea, em Madri na Espanha. - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Pela primeira vez no Brasil, um dos maiores eventos de inovação do mundo, South Summit, será realizado na capital dos gaúchos, entre os dias 4 e 6 de maio, no Cais Mauá, em Porto Alegre.

A feira de inovação South Summit chega ao Brasil de mãos dadas com o Rio Grande do Sul, desenvolvendo um novo espaço de conexão para startups, investidores e empresas com foco em inovação e empreendedorismo. A escolha por Porto Alegre para sediar a primeira edição brasileira da feira foi uma conquista do governo do Estado em missão internacional à Europa no ano passado. O secretário do Desenvolvimento Econômico, Edson Brum, acompanhado do então governador Eduardo Leite, do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo e comitiva gaúcha, estiveram em Madrid, na Espanha, para explorar novidades na área de inovação e prospectar novos investimentos para o Estado.

"A confirmação do South Summit representa mais desenvolvimento e oportunidade para o Rio Grande do Sul e em especial para Porto Alegre que vai sediar este grande evento", destacou o secretário Edson Brum.

Criada em 2012, pela fundadora María Benjumea, a South Summit reúne as principais empresas, startups e empreendedores do mundo e a comunidade de investidores para criar oportunidades de negócios. Tem espírito empreendedor e força para curar a economia. Por isso, o objetivo da feira é muito claro, tornar-se referência entre empreendedorismo, inovação aberta e construir e moldar um amanhã sustentável.

Na primeira edição realizada em 2012, foram registrados 500 participantes e 185 empreendedores. Em 2019, o número de participantes cresceu consideravelmente e bateu na casa dos 20 mil. A expectativa é de aumento, já que, em 2021, tiveram 50 mil pessoas prestigiando o evento. Ao todo a feira já registrou mais de 25 mil startups participantes e investiu mais de 8 bilhões de dólares nas startups finalistas da competição interna que promove.

O Rio Grande do Sul é um dos líderes na transição para a economia digital na América do Sul, com mais de mil startups e 15 parques tecnológicos. O presidente do South Summit Brasil, José Renato Hopf, diz que houve uma grande mobilização nas diversas áreas da sociedade e dos governos municipal e estadual para a realização do evento.

“Queremos que Porto Alegre seja conhecida como a cidade das startups. É importante termos um ambiente para o empreendedorismo, universidades parceiras no projeto e muitas startups”, destacou Hopf.

Um dos principais pontos de concentração das atividades será na Arena Stage, que ficará no armazém A6, onde estará o palco principal e também acontecerá a cerimônia de abertura no dia 4, às 18h. O Marketplace, situado no A5, vai abrigar as exposições comerciais e as marcas participantes. Já o espaço denominado de Next Big Thing no A4, sediará a competição internacional de startups.

A compra de ingressos acontece exclusivamente pelo site oficial do evento, quem quiser ir ao evento e comprar a entrada na hora também terá essa chance. Os organizadores, porém, informam que isso só será possível se as inscrições não estiverem esgotadas.