Rio Grande do Sul sediará a South Summit em 2022
Publicação:

Nesta quarta-feira (06), em Madri, no segundo dia da South Summit 2021, foi confirmada que Porto Alegre sediará a primeira edição da feira no Brasil, em março de 2022. O anúncio foi feito pelo governador Eduardo Leite. O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado Edson Brum esteve no evento juntamente com o prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo e a idealizadora da feira, María Benjumea, além dos demais integrantes da missão internacional governamental.
A South Summit é a maior feira de inovação do Sul da Europa e a conclusão das tratativas para que a capital gaúcha sediasse uma edição era um dos principais objetivos da comitiva na Espanha. Na edição deste ano, a estimativa é que sejam movimentados em torno de US$ 130 bilhões entre investimentos e acordos.
"A confirmação do South Summit representa mais desenvolvimento e oportunidade para o Rio Grande do Sul e em especial para Porto Alegre que vai sediar este grande evento", destacou o secretário Edson Brum.
A realização da feira em Porto Alegre é mais uma ação do governo com o intuito de transformar o RS em uma referência em inovação no país além de criar e fomentar conexões entre Brasil e Europa. “Estamos trabalhando para que o Estado se destaque no setor da inovação, da tecnologia, e a realização de um encontro deste tamanho e relevância trará muitas oportunidades de negócios e troca de experiência, além de fomentar o turismo e atrair investidores”, avaliou o governador Leite.
A organização da feira justificou a escolha por Porto Alegre devido à cidade possuir um ecossistema de inovação que abriga grandes parques tecnológicos e mais de 1 mil startups. "O South Summit encontrará um ambiente muito favorável em Porto Alegre. Temos muito talento e um grande acúmulo de inovação, tecnologia e empreendimento”, salientou o prefeito Melo.
VISITA À IBERDROLA - Antes de ir à South Summit, a comitiva visitou a sede da Iberdrola, empresa que atua na distribuição de gás natural e na geração e distribuição de energia elétrica. Em setembro deste ano, a Neoenergia, segunda maior empresa brasileira de energia em número de clientes e controlada pela Iberdrola, iniciou a mobilização para a construção da linha de transmissão Lagoa dos Patos, entre os municípios de Rio Grande e Eldorado do Sul. Além de reforçar o sistema elétrico na região Sul do Estado, a ação da empresa contribuirá para o escoamento da geração eólica.
Mais notícias
- logo do badesul
- Foto de sete pessoas de pé. O governador Eduardo Leite está no meio e segura um papel.
- Foto de uma grande mesa de madeira marrom com diversas pessoas sentadas ao redor.
- Foto do governador Eduardo Leite, usando calça jeans e camisa polo azul, falando para um grupo de pessoas que está sentado em cadeiras de madeira.