Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Econômico

Início do conteúdo

Ações da semana: Sedec reforça apoio ao desenvolvimento econômico e à competitividade do RS

Reuniões com empresas, projeto Natureza CMPC e fórum de debates marcaram a semana da Sedec

Publicação:

Montagem com três fotos que mostram grupos de pessoas conversando em volta de mesas de reuniões e uma foto que mostra um grupo de pessoas jovens e mais velhas posando para a foto
-
Por Ascom Sedec

A semana da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) foi marcada por iniciativas que reforçam o compromisso do governo do Rio Grande do Sul com a atração de investimentos, o fortalecimento das empresas, a geração de empregos e a promoção de um desenvolvimento econômico sustentável.

A semana começou com uma reunião do secretário Ernani Polo com representantes da empresa calçadista Piccadilly, na segunda-feira (1º/12), para tratar sobre investimentos no setor e apresentar o Fundopem Recupera, programa que apoia a reestruturação de empreendimentos afetados pelos eventos climáticos. O encontro contou com a presença do diretor-geral da Sedec, Roger Pozzi, e do deputado Joel Wilhelm, reforçando o compromisso do governo gaúcho com setores que impulsionam a economia.

Ainda na segunda-feira, a Sedec recebeu uma visita especial: a prefeita mirim de Caçapava do Sul, Viviane Ribeiro, e a vice-prefeita mirim, Sofia Salerno, eleitas pelo projeto Prefeito Mirim. A iniciativa busca despertar a consciência cidadã em crianças e adolescentes, promovendo responsabilidade social e engajamento comunitário. Elas foram recepcionadas pelo secretário-adjunto Leandro Evaldt e pelo chefe de Gabinete Carlos Carvalho, acompanhadas pelo vice-prefeito de Caçapava do Sul, Mariano Teixeira, e equipe.

Outro destaque foi a reunião do Comitê de Governança para Monitoramento do Projeto Natureza CMPC, que acompanha os investimentos da empresa multinacional chilena na instalação de uma nova fábrica de celulose em Barra do Ribeiro. Com aporte de R$ 27 bilhões, o maior investimento privado da história do RS, o projeto está estruturado em quatro eixos: silvicultura sustentável, infraestrutura logística, crescimento industrial e conservação ambiental e cultural. A Sedec, representada pelo secretário-adjunto Leandro Evaldt, integra o grupo de trabalho que também envolve o Daer, responsável por garantir a infraestrutura de acesso à planta industrial, ao Porto de Pelotas e ao novo terminal florestal no Porto de Rio Grande.

Na terça-feira (2/12), o secretário Polo e o secretário-adjunto Leandro Evaldt receberam representantes da empresa PCP, de Farroupilha, que apresentou projeto de ampliação de sua unidade. A agenda reforça a diretriz do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável, que busca consolidar o RS como um ambiente seguro e atrativo para novos investimentos.

O secretário Ernani Polo ainda participou de fóruns de debate, representou o governador Eduardo Leite no INDX e também palestrou na aula de encerramento do primeiro ciclo de formação do Desenvolve Município.

Veja também:

Secretaria de Desenvolvimento Econômico