Cristo Protetor de Encantado deve incrementar turismo na região dos Vales
Publicação:
O secretário de Turismo Ronaldo Santini visitou no sábado, 10, o Cristo Protetor de Encantado e destacou o potencial turístico para a região dos Vales e de fomento ao setor no Estado. O projeto, com investimento estimado em R$2 milhões, é custeado por doações da comunidade e envolveu arquitetos e engenheiros voluntários. O monumento inclui ainda um elevador interno, que conduz à região do peito do Cristo, a aproximadamente 40 metros de altura, onde estará um mirante com vista até Bento Gonçalves, na Serra gaúcha.
A Associação dos Amigos do Cristo Encantado, movimento encampado pelo então prefeito Adroaldo Conzatti, deu origem à construção da estátua gigante do Cristo Protetor. Iniciado em 2019, o monumento fica na área do chamado Morro das Antenas, próximo à Lagoa da Garibaldi, e deve ser concluído até o fim do ano.
Nesta semana, foram içados os braços e o rosto do Cristo, que será, segundo a Associação Amigos do Cristo de Encantado, um dos maiores do mundo, considerando apenas o tamanho da estátua (37 metros), ultrapassando estruturas semelhantes como a do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (30 metros), e a do Cristo Rei, na cidade de Swiebodzin, na Polônia (33 metros). Para a comunidade, o monumento significa a expressão da fé, da devoção e também de gratidão ao desenvolvimento da região.
Para o secretário de Turismo, Ronaldo Santini, o potencial turístico do Cristo Protetor de Encantado representa um incremento ao setor na região dos Vales e para todo o Estado. “Poder estar aqui hoje, no nível 33, nos braços do Cristo, próximo ao coração, é o tamanho do simbolismo que isso tem para um mundo que precisa tanto de esperança, de proteção, e de fé nesse momento de pandemia. Esperamos ver, em um futuro próximo, esse projeto transformar-se em um grande indutor de renovação para o turismo na região de Encantado”, destacou.
Durante a visitação das obras do Cristo, o prefeito de Encantado Jonas Calvi também ressaltou o potencial do monumento para o desenvolvimento do setor turístico da região. “Estamos muito felizes em contarmos hoje com a representatividade do Governo do Estado, através do secretário Santini, em um projeto tão importante para a região do Vale do Taquari. Estamos aqui, nos braços do Cristo, onde temos essa visão dele de olhar e abraçar a nossa comunidade. E é esse sentimento que queremos transmitir a todo nosso Estado e aos futuros visitantes”, disse.