Em audiência com o secretário de desenvolvimento econômico, o diplomata ucraniano também encaminhou pedido de ajuda humanitária.

Encarregado de negócios da Ucrânia agradece apoio do Estado a refugiados e aos atletas das Surdolimpíadas - Foto: Patrick Eckert | ASCOM Sedec

Na manhã desta quarta-feira (4), em visita ao Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), o encarregado de negócios da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach, agradeceu o governo do Rio Grande do Sul pela disposição em receber refugiados ucranianos. No gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Tkach foi recepcionado pelo secretário titular da pasta, Edson Brum, representando o governador Ranolfo Vieira Júnior. Também participaram do encontro, o secretário do desenvolvimento econômico adjunto, Joel Maraschin, e o diretor de promoção comercial e assuntos internacionais da pasta, Leonardo Neves.

O diplomata, que atualmente é o responsável pela embaixada ucraniana no Brasil, falou sobre a boa relação da Ucrânia com o Estado e solicitou auxílio para estimular ajuda humanitária ao país. Em documento protocolado na ocasião, o governo ucraniano denunciou ataques russos a áreas civis que destruíram edifícios residenciais e hospitais, matando civis.

O pedido de ajuda humanitária, assinado pelo Ministro da Saúde da Ucrânia, é acompanhado por uma lista de necessidades do país que inclui medicamentos, equipamentos hospitalares, produtos de higiene e limpeza e alimentos não perecíveis e desidratados.

Durante a conversa, o encarregado citou também o apoio recebido pelo seu país para a participação dos 258 atletas ucranianos nas Surdolimpíadas. A delegação é a segunda maior da competição que ocorre em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, de 1º a 15 de maio. Com desempenho de destaque, o país do leste europeu ocupa a primeira posição no quadro de medalhas após os três primeiros dias de competição.