Governo autoriza construção de nova ponte entre Tramandaí a Imbé

Eduardo Leite destacou retomada de investimentos no RS e lembrou que Avançar no Desenvolvimento deve ser anunciado em breve

Design sem nome
Brasão do Estado

Foi assinada, nesta quarta-feira (5), a liberação para construção da ponte que ligará as praias de Tramandaí e Imbé, aguardada há quase duas décadas. Com o investimento de R$ 40 milhões, a expectativa de início das obras é para dezembro deste ano e a obra tende a ser licitada até junho, com previsão de entrega para o fim de 2024. O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Edson Brum, esteve no Palácio Piratini, onde ocorreu o anúncio e a assinatura do convênio.

Além do governador Eduardo Leite, também assinaram o documento, o presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza, o secretário de Estado de Logística e Transportes, Juvir Costella, o diretor Geral do DAER, Luciano Faustino, o prefeito municipal de Imbé, Luiz Henrique Vedovato e o prefeito municipal de Tramandaí, Luiz Carlos Gauto.

A ponte será composta por duas estruturas estaiadas idênticas, de 100 metros de comprimento, que ligam as avenidas Rio Grande, em Imbé, e Beira Rio, em Tramandaí. As duas estruturas terão distanciamento de 80 metros entre si.

Brum esteve presente no ato e celebrou a autorização da obra, “É de grande proveito não apenas para os municípios que aguardam há anos por isso e terão um desafogo no trânsito da região, mas também, para moradores, turistas e toda região. O Rio Grande do Sul volta para sua linha de desenvolvimento, a obra irá gerar empregos, renda e muitas oportunidades para todo o Estado”.

Do custo da obra, articulada pela Assembleia Legislativa, governo do Estado e prefeitura de Imbé, R$2,7 milhões serão injetados pela prefeitura, que arrecadou o valor através de emendas parlamentares de deputados. O investimento também é financiado recursos federais para criação dos projetos de viabilidade arquitetônica, engenharia, trafegabilidade, solo e, principalmente, do traçado da nova ligação.

Durante a assinatura do convênio para a construção da ponte, o governador Eduardo Leite destacou o esforço do governo do Estado para promover investimentos no âmbito do Programa Avançar RS. Ele lembrou que está prestes a ser anunciada a etapa 1 do Avançar no Desenvolvimento que deverá oferecer novas linhas de crédito para pequenos e microempreendedores com juros subsidiados pelo Governo. A confirmação depende apenas de pequenos acertos que estão sendo finalizados com os bancos de fomento, vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Badesul e BRDE.

Em ato contínuo, o governador Eduardo Leite deu posse ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza, como governador em exercício do Rio Grande do Sul. O parlamentar permanece a frente do executivo até a próxima sexta-feira, 07 de janeiro.