Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Econômico

Início do conteúdo

Programa Avança Mulher Empreendedora é lançado no South Summit

Projeto vai estimular o empreendedorismo feminino em comunidades vulneráveis

Publicação:

Projeto teve a contribuição de diversas secretarias
Projeto teve a contribuição de diversas secretarias - Foto: Eliézer Falcão / Ascom Sedec
Por Renata da Silva Spanhol / Ascom Sedec

Com o objetivo de combater a vulnerabilidade social e a cultura de alienação econômica das mulheres, foi lançado o "Avança Mulher Empreendedora". O projeto da Junta Comercial do RS (JucisRS), vinculada da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), foi apresentado nesta sexta-feira (22/3) durante o South Summit, em Porto Alegre, na presença de representantes das secretarias parceiras que contribuíram para a formatação do programa que será coordenado pela Sedec.

O Avança Mulher Empreendedora tem como foco promover o empreendedorismo feminino, em especial de negócios coordenados pelas mulheres em vulnerabilidade social e as de municípios atingidos pelos eventos climáticos. O projeto é baseado em cinco pilares: linhas de crédito para mulheres empreendedoras, networking, empoderamento feminino, formalização e capacitação e gestão de negócio. A ideia foi construída com a contribuição de três grupos de trabalho: “Formalização, Capacitação & Gestão do Negócio”, “Crédito, Fomento & Educação Financeira” e “Networking & Empoderamento Feminino”.

Secretário Ernani Polo ressaltou a importância do empreendedorismo feminino para o RS
Secretário Ernani Polo ressaltou a importância do empreendedorismo feminino para o RS - Foto: Eliézer Falcão / Ascom Sedec

O titular da Sedec, Ernani Polo, falou sobre o apoio que o governador Eduardo Leite e o vice-governador Gabriel Souza deram ao projeto, destacando que a atual gestão tem o maior número de secretárias comandado por pastas da história do RS, fala que gerou aplausos nos presentes. "As mulheres são uma importante força motriz da nossa economia, tendo uma contribuição fundamental para o desenvolvimento socioeconômico do RS", disse. Sobre o projeto, Polo salientou que o empreendedor está em todos os lugares," basta dar oportunidades para que possam avançar e prosperar e é isto que o Avança Mulher Empreendedora quer, garantindo que o empreendedorismo feminino ocupe cada mais espaço na sociedade gaúcha", finalizou.

A presidente da JucisRS, Lauren Momback, participou de forma on-line e explicou que a iniciativa vai incentivar uma política de inclusão para melhorar os negócios e a realidade social das mulheres. Também há um grande foco na legalização do empreendedorismo feminino, uma vez que existe um alto índice de empreendedoras na informalidade. “Nosso objetivo não é criar a roda, mas entender essas mulheres e proporcionar as ferramentas para que elas prosperem, personalizando as orientações de acordo com cada perfil”, disse.


Integração para empreendedoras em situação de vulnerabilidade
O programa Avança Mulheres Empreendedoras foi feito a muitas mãos, com o engajamento de muitas secretarias, parlamentares, órgãos públicos e privados. A diretora da Escola JucisRS, Priscila Buhler, enfatizou que o programa vai estimular o senso de importância feminino. “Essas mulheres com pequenos negócios, como as que vendem doces ou marmitas, por exemplo, não se sentem empreendedoras, mas é isto que elas são. Queremos mudar a visão que elas têm de seus negócios”, pontuou.

A secretária de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Daniele Calazans, lembrou na ocasião que na segunda-feira (18/3), o governador Eduardo Leite sancionou o Programa Estadual de Apoio e Fomento à Mulher Empreendedora. Calazans ressaltou que ambos os projetos mostram que o governo estadual está tomando ações em prol da autonomia das mulheres, inclusive como medida de prevenção à violência doméstica.

O braço da segurança no projeto foi abordado pelo secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabio Peruchin, que relatou as medidas do governo estadual para combater e previnir os casos de violência contra as mulheres. O diretor do programa RS Seguro, Antônio Padilha, explicou que o projeto vai atuar nas comunidades mapeadas pelo programa que, entre suas ações, atua no combate à criminalidade através de políticas sociais preventivas.

Outra secretaria que contribuiu para a formatação do Avança Mulher Empreendedora foi a de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade. A titular da pasta, Lisiane Lemos, espera que o projeto impacte em larga escala as empreendedoras que se encontram em alguma situação de vulnerabilidade e reforçou que se não desenvolver autonomia, empoderamento e autoestima, não é possível evoluir na condição em que se encontram. A característica colaborativa do projeto também foi ressaltada pela secretária. “Precisamos escutar e endereçar as necessidades dessas pessoas, não somente dizer o que elas devem fazer, sempre deixando claro que Inovação e tecnologia são para todo mundo”, finalizou.

Os recursos para o Avança Mulher Empreendedora serão provenientes da colaboração entre o setor público e o privado, reforçando o objetivo do governo de criar um ambiente de colaboração entre todas os setores da sociedade. O projeto também pretende criar um programa estadual até dezembro de 2024, visando estimular, legalizar e capacitar mulheres empreendedoras gaúchas.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico