RS fortalece cooperação internacional e consolida estratégia de resiliência climática com missão alemã
Estado e o município alemão de Stolberg trocaram experiências sobre enfrentamento a catástrofes climáticas sofridas pelos locais
Publicação:
A experiência do Rio Grande do Sul na reconstrução e na adaptação às mudanças climáticas ganhou reconhecimento internacional nesta segunda-feira, durante reunião realizada na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) com uma delegação da cidade alemã de Stolberg. O encontro reforçou a cooperação mútua entre Brasil e Alemanha para o desenvolvimento de soluções inovadoras voltadas à prevenção de desastres e à construção de cidades mais resilientes. O Governo do Estado apresentou as principais iniciativas desenvolvidas após as enchentes históricas de 2024, evidenciando uma atuação baseada na integração entre ciência, gestão pública e planejamento de longo prazo.
O Governo do Estado apresentou as principais iniciativas desenvolvidas após as enchentes históricas de 2024, evidenciando uma atuação baseada naintegração entre ciência, gestão pública e planejamento de longo prazo. Representantes do Governo do Estado, da Universidade Técnica de Dortmund, da Defesa Civil, do Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática (CCARC), da Secretaria da Reconstrução Gaúcha (Serg), da Ouvidoria-Geral do Estado e da Prefeitura de Três Coroas compartilharam experiências sobre os desafios impostos pelos eventos climáticos extremos e as estratégias adotadas para reduzir vulnerabilidades e acelerar a recuperação das regiões atingidas.
O secretário-adjunto da Sedec, André Petry, destacou que os laços históricos, culturais, econômicos e acadêmicos entre o Rio Grande do Sul e a Alemanha criam um ambiente favorável para ampliar parcerias voltadas ao desenvolvimento sustentável e à inovação. "O Estado e o país consolidaram uma relação de confiança que fortalece setores estratégicos", explicou.
O prefeito de Stolberg, Patrick Haas, apresentou as ações implementadas após a enchente que atingiu o município alemão em 2021, provocando prejuízos estimados em 300 milhões de euros. Entre as medidas adotadas, “estão a criação de um departamento exclusivo para reconstrução, obras de contenção de cheias, adequações em prédios públicos e o uso de modelagem de dados e simulações digitais para antecipar cenários de risco e orientar decisões estratégicas”.
Haas destacou a criação do Departamento de Reconstrução, fundado em 2023, que assumiu a gestão dos projetos de recuperação da infraestrutura da cidade. Foi destacado que os recursos - estaduais e federais -foram utilizados não só para recuperação, mas para o fortalecimento da economia por meio da abertura de vagas de emprego, também afetadas na ocasião.
As adaptações arquitetônicas nos prédios públicos, com o estabelecimento de rotas de inundação e de emergência - para garantir uma proteção eficiente - e a execução de obras de bacias de contenção, com grande capacidade de retenção hídrica, foram apresentadas como as medidas que foram adotadas pelo município alemão. O uso de modelagem de dados e simulações digitais para prever cenários de risco e planejar respostas mais eficazes, integrando informações ambientais e urbanas para reduzir vulnerabilidades futuras, também compõe as estratégias de Stolberg pós-enchente.
Haas destacou a importância de reuniões como esta. "Nós saímos de uma Alemanha que está enfrentando uma temperatura de 40 graus, de uma Europa com recordes de calor. É preciso discutir como tornar as cidades mais resilientes às mudanças climáticas, como estamos fazendo aqui", disse.
Eventos climáticos no Rio Grande do Sul
Na ocasião, as ações adotadas pelo governo foram detalhadas ao grupo. Foi apresentado um panorama dos eventos climáticos que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024, tanto do ponto de vista científico, quanto dos impactos na infraestrutura, e as respostas do Governo do Estado após o desastre para mitigar as consequências e prevenir situações semelhantes no futuro.
O secretário-executivo do CCARC, Joel Goldenfum, relatou a instalação do Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática do Rio Grande do Sul, coordenado pela Sict, que integra ciência e gestão pública. Criado pelo governo estadual dentro do Plano Rio Grande, o comitê reúne dezenas de especialistas de universidades e centros de pesquisa, com o objetivo de “orientar políticas públicas, emitir pareceres técnicos e propor soluções inovadoras para reduzir vulnerabilidades frente às mudanças climáticas”. A atuação envolve desde a aplicação de modelagem de dados até a elaboração de estratégias de adaptação frente às tragédias climáticas.
O Plano Rio Grande foi outra das medidas apresentadas à comitiva alemã como resposta às enchentes que atingiram o RS, reunindo ações emergenciais e estratégicas de longo prazo para reconstrução e adaptação climática. Mais do que reparar os danos imediatos, foi explicado pelo subsecretário da Serg, Fernando de Mattos, que o Plano busca fortalecer a resiliência urbana, promover infraestrutura sustentável e articular políticas públicas e investimentos. "O Plano não é apenas uma resposta emergencial às enchentes, é uma série de medidas de base para nós nos prepararmos para os desafios climáticos futuros", disse.
Três Coroas
A comitiva alemã esteve em Três Coroas em uma visita técnica, discutindo a colaboração para enfrentar os impactos das mudanças climáticas por meio da inovação tecnológica, da troca de experiências e da formação de profissionais em universidades e escolas técnicas de ambas as localidades.
As enchentes de 2024 tiveram um impacto profundo em Três Coroas, deixando bairros inteiros alagados e provocando perdas materiais para famílias e empresas locais, além de danos à infraestrutura urbana. O intercâmbio entre o municipio do Vale do Paranhana e Stolberg promete fortalecer a capacidade de ambos os municípios em antecipar cenários críticos e planejar obras preventivas.
Ao final da reunião, Haas agradeceu a oportunidade de conhecer mais dos diferentes processos adotados pelo Rio Grande do Sul frente à tragédia climática e ressaltou as semelhanças entre o Estado e a Alemanha, tanto nas questões culturais quanto na capacidade de trabalhar arduamente.
Estão sendo planejadas reuniões futuras e uma visita técnica ao município alemão para continuar o alinhamento de ações entre Estado, Três Coroas e Stolberg.
Participaram da reunião o diretor do Departamento de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais da Sedec, Rodrigo Selaimen, a coordenadora de Relações Consulares e Diplomáticas, Astrid Schünemann, Joel Avruch Goldenfum, o secretário Executivo do CCARC, Joel Goldenfum, a assessora técnica, Alexandra Passuello, o consultor da Universidade Técnica de Dortmund, Stephan Treuke, o vice-prefeito Três Coroas, Lauri Pedro Ott, o arquiteto e urbanista da prefeitura de Três Coroas, Willian Werlang, a arquiteta e urbanista, Gisele Scheunemann, o consultor Hener de Souza Nunes Jr, o diretor-geral da Ouvidoria do RS, Rogério Grade, a diretora do Departamento de Gestão de Risco da Defesa Cívil, Ana Maria Hermes e a assessora Eliana Dienstmann.